Semana de Direitos Humanos do Ceará recebe inscrições até dia 9

4 de dezembro de 2018 - 17:56 # # #

Nara Gadelha - Assessoria de Imprensa das Coordenadorias do Gabinete do Governador
(85) 99959.1122

Com o objetivo de pensar e dialogar sobre os direitos humanos na atualidade e refletir acerca dos desafios no Ceará e na Universidade Federal do Ceará (UFC), a Semana de Direitos Humanos do Estado do Ceará recebe inscrições até domingo, dia 9. Com mostra de experiências em direitos humanos, mesa redonda e palestra, a Semana será realizada de 10 a 14 de dezembro. As inscrições devem ser realizadas pela Internet.

A abertura será realizada na terça-feira, dia 11, às 18h, no auditório da Reitoria da UFC, com a realização da palestra magna “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: desafios atuais para o Brasil”, pelo professor Solon Viola, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS). Os participantes receberão certificados referentes às atividades nas quais se inscreveram. O evento é organizado pela Comissão de Direitos Humanos da UFC, pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.

Além da palestra, a universidade sediará a I Mostra UFC de Experiências em Direitos Humanos, com inscrições até dia 5 de dezembro, a mesa redonda “Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos”, ambas no dia 11 de dezembro, e a roda de conversa “Cultura de Direitos Humanos na UFC”, na quarta-feira, dia 12.

Na quinta-feira, dia 13, às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres), será realizada a mesa redonda “Defesa e Promoção de Direitos Humanos: desafios atuais”, com a participação de representantes de diversos movimentos sociais.

Já na sexta-feira, dia 14, na Praça da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no bairro Parangaba, será realizado um mutirão de serviços em alusão ao aniversário de um ano de atividades da Ouvidoria Estadual de Direitos Humanos. Entre os serviços estão a emissão de documentação civil (RG), orientações jurídicas de acesso a serviços públicos, emissão do cartão de gratuidade no transporte público, aferição de pressão e teste de glicemia.