TV Ceará

4 de março de 2011 - 14:02

A TV CEARÁ foi inaugurada no dia 7 de março de 1974, com o nome de TV Educativa, durante a administração do governador César Cals. O objetivo principal era levar a educação às localidades mais distantes do Ceará. Através do ensino à distância, a TV conseguiu formar mais de 400 mil alunos em todo o Estado.

A mudança do nome de TV Educativa para TV Ceará aconteceu em 1993, na gestão do governador Ciro Gomes. Ela continuou como emissora oficial do Governo do Estado, sob a gerência da Fundação de Teleducação do Ceará (Funtelc), atualmente vinculada à Secretaria da Casa Civil. Com o incentivo e apoio do governador Cid Gomes, a emissora se prepara para migrar para o sistema digital e será o primeiro canal público a operar em processo digital. A licitação para a compra do novo transmissor já foi concluído e a previsão é que até o primeiro trimestre de 2009, a TVC esteja pronta para levar aos 184 municípios cearenses, uma programação de qualidade com imagens de alta definição.

Atualmente,a TVC tem participação ativa na grade de programação da Rede Brasil. Diariamente, reportagens produzidas pela emissora são veiculadas nacionalmente nas duas edições do Repórter Brasil, que vão ao ar às 8 horas da manhã e às 22 horas. Na grade local, mais de 20 horas semanais de programas produzidos pela emissora. Veja uma sinopse das principais atrações:

• Jornal da TVC: um telejornal inteligente, completo e democrático;
  • Cena Pública: um programa de debate que enfoca assuntos de grande interesse social, analisados por diferentes ângulos;
  • Ceará Caboclo: um espaço aberto aos artistas da terra, sempre com o compromisso de valorizar a cultura regional;
  • Ontem, Hoje e Sempre: um resgate aos tempos das serenatas, com apresentação das melhores composições da música popular brasileira;
  • Jovens em Foco: um programa que diverte e ao mesmo tempo informa a juventude;
  • Com a Bola Toda: onde o futebol é analisado pelo melhor time de profissionais da cidade;
  • Bola 5: um programa que incentiva a prática do esporte amador;
  • Megafone: produzido por jovens de uma organização não governamental, com o apoio da TV Ceará, o programa foi o primeiro do nordeste a receber o selo de responsabilidade cultural do Governo Federal;
  • Diálogo: um programa de entrevistas onde os convidados é quem definem a pauta da conversa;
  • Crônicas do Ceará: um especial que mostra a vida e a obra de personalidades cearenses, significativas para o desenvolvimento do Estado, nas mais diversas áreas;
  • Ciclo de Debates: em parceria com o Centro Industrial do Ceará. Um programa voltado para a análise da economia local e nacional;
  • CDL na TV: enfocando um dos segmentos mais importantes da economia local, o comércio. Coordenado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas.

Além da programação local, a TVC exibe também excelentes produções nacionais já conhecidas do grande público, como: Sem Censura, Observatório da Imprensa, Ver TV e o programa de entrevistas 3 em 1.