Rede de Escolas de Governo do Ceará realiza Seminário sobre Direitos Humanos

10 de novembro de 2017 - 11:37 # # #

Ana Carolina Carvalho - Assessora da Coordenadoria de Direitos Humanos

O tema dos direitos humanos será o centro das discussões do seminário idealizado pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e a Rede de Escola de Governo, nesta quinta-feira (16), na sede da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-CE).

O evento consiste em capacitar, por meio de palestras e oficinas, gestores e servidores públicos, além do público em geral que tenham interesse no assunto. O diretor de ensino da ESMP/Ce, Tarcísio Rocha, acredita que o tema possui uma relação íntima com a educação. Ele ressalta que a sensibilização e a promoção dessa questão através da educação é essencial para conscientização a respeito da dívida histórica que a sociedade brasileira possui perante seus grupos mais vulneráveis. “A nossa parceria com o Comitê Estadual de Direitos Humanos é uma iniciativa essencial para cumprir esse papel para a formação dos colaboradores, contribuindo para a qualidade do serviço público para toda a sociedade”, conclui.

Durante o seminário, também serão elaboradas propostas para o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, inclusive como ferramenta para as Escolas de Governo. O coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Demitri Cruz, acredita que esse momento servirá para a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desse ano. “É essencial que o serviço público esteja cada vez mais habilitado a lidar com a diversidade humana e que conheça a rede de proteção de direitos. O cidadão em situação de vulnerabilidade precisa encontrar em todos os equipamentos públicos a acolhida necessária para ser bem atendido e orientado. Entendemos que este diálogo é essencial neste sentido”, ressalta.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por meio do link: http://siged.ipc.tce.ce.gov.br/evento/previstos

Saiba mais:

A Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vista a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.

Formada por (09) nove escolas, vem difundindo metodologias destinadas à melhoria das atividades de ensino, criando mecanismos de divulgação das boas práticas educacionais, através dos sites institucionais, de seminários, simpósios e outros eventos da mesma natureza, oportunizando a participação dos trabalhadores do serviço público em cursos e outras ações pedagógicas realizadas em conjunto, ou por disponibilidade de vagas em atividades educacionais da programação das Escolas que compõem a Rede ou articuladas pelas mesmas.

As Escolas de Governo que constituem a Rede são:

– Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE;
– Escola de Saúde Pública de Ceará – ESP-CE;
– Instituto de Escola de Contas e Capacitação Ministro Plácido Castelo – IPC;
– Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP;
– Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE;
– Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará – ECOGE;
– Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização- EGPR;
– Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP;
– Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC.

Serviço

Seminário sobre Direitos Humanos

Data: 16/11/2017 (quinta-feira)
Hora: 08 às 15 horas
Local: Escola Superior do Ministério Público
Rua Assunção, 1200 – José Bonifácio