Memória e Verdade: Grupo de Trabalho é instituído no Ceará

3 de abril de 2017 - 12:37 # # # #

Na sexta-feira (31), no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o chefe de Gabinete do Governador do Estado do Ceará, Élcio Batista, assinou a portaria que institui os membros do Grupo de Trabalho Memória e Verdade no Ceará.

Na ocasião, ele destacou a importância das Coordenadorias Especiais do Gabinete do Governador do Ceará e as políticas transversais que são realizadas, incluindo o Grupo de Trabalho Memória e Verdade desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos.

Para o secretário, esse Grupo de Trabalho assume um compromisso com a história do povo brasileiro e cearense. Ele destacou uma série de pessoas que se envolveram no momento político em que a liberdade estava sob a vigília do estado e sem possibilidade de se manifestar.

“Destaco o aprendizado para a cidadania e desenvolvimento de uma nação. Conhecer a sua própria história, conhecer a história daqueles que lutaram por nós e deram sua vida por nós é fundamental para criarmos uma identidade, nos unirmos como nação. O trabalho a ser realizado pelo GT Memória e Verdade é muito importante para que possamos conhecer essa história e aprendamos com seus trabalhos ideias”, ressaltou.

Ele destacou ainda que é marca do Governo Camilo Santana valorizar o tempo presente para construir o futuro. “Esse momento foi antecedido de um decreto que criou o Grupo de Trabalho Memória e Verdade para que possa nos dar bons frutos no futuro. Esse Governo tem um compromisso com o presente e o futuro”, concluiu.

O titular da Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Demitri Cruz, explicou as razões pelas quais o Grupo de Trabalho Memória e Verdade foi criado, além de apresentar os documentários da série “Memória e Verdade” uma produção da Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil e da Coordenadoria de Direitos Humanos, do Governo do Ceará, com a TVC, e a apresentação do curta “Um beijo na família e nas crianças” que mostra a realidade do período da ditadura militar pelo olhar dos filhos de ex-presos políticos cearenses.

“A necessidade de colocar à luz processos históricos de lutas e resistência que garantiram a efetivação de direitos no Brasil da luta de homens e mulheres cearenses para a efetivação de Direitos Humanos no Estado do Ceará é o objetivo do Grupo de Trabalho Memória e Verdade. A proposta é aprofundar algumas ações que o Governo do Estado, a sociedade civil e a academia estão promovendo. O grupo tará essas ações para a centralidade do Governo do Estado do Ceará e o objetivo é que consiga desenvolver e a aprofundar a Memória e Verdade como uma politica publica.”, destacou.

João Vicente Goulart, jornalista, filho do ex-presidente João Goulart participou do evento onde fez o lançamento do livro “Jango e Eu: memórias de um exílio sem volta”. Para ele, a criação do GT ajuda a fortalecer a luta pela liberdade das futuras gerações e compara com a luta relatada no livro que ele escreveu. “Espero que a nova geração possa lê-lo para entender que quando se luta pela liberdade, pela justiça social, não existe luta em vão. É fiel e é bom lutar, lutar e lutar e não desistir jamais. A verdade demora mas ela acontece. A verdade é filha da justiça e ela sem dúvida alguma é mãe de nossa soberania, vida e destino.”

Compõem o Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Ceará

Órgãos estaduais:

Gabinete do Governador, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos;
Secretaria da Educação do Estado do Ceará;
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará;
Secretaria da Justiça do Estado do Ceará.
Universidade Estadual do Ceará;
Universidade Estadual do Cariri
Universidade Estadual Vale do Acaraú;
Sociedade Civil

Instituto Latino Americano de Estudos Sobre Direito, Política e Democracia;
Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará;
Grêmio Estudantil João Nogueira Jucá, vinculado ao Colégio Estadual Liceu do Ceará;

Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, secção Ceará

03.04.2017