Uece recebe alunos do novo curso de Direito destacando a importância da expansão das universidades públicas estaduais

27 de fevereiro de 2024 - 11:03 # # # #

Isabella Campos – Ascom Casa Civil – Texto
Estácio Jr. – Casa Civil – Fotos

Cada vaga na nova graduação teve aproximadamente 70 candidatos concorrendo

Um novo capítulo na história da Universidade Estadual do Ceará (Uece) teve início nesta segunda-feira (26): o início das aulas do seu novo curso de graduação em Direito. Neste novo avanço histórico para a universidade estadual, os primeiros 40 alunos do curso anual ofertado no campus do Itaperi, em Fortaleza, foram recepcionados com Aula Magna do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos.

Um desses estudantes é Renata Cunha, de 33 anos. Com deficiência auditiva e mãe da linda Flora, de 11 meses, Renata conta: “As expectativas para esse curso são altas, bem altas. Porque o Direito tem uma ampla área de atuação, mas, claro, também exige muita responsabilidade”.

Acompanhada pelo marido e pela filha nesse primeiro dia na Uece, Renata entra nesta nova etapa da vida com apoio da família. Ela ainda compartilhou que, quando recebeu a notícia do novo curso de Direito da Universidade Estadual do Ceará, viu a oportunidade da realização do sonho de se graduar em um curso que sempre quis, mas não tinha tido oportunidade. “Eu sempre quis cursar Direito, mas nunca tive a oportunidade. O único curso público que tinha em Fortaleza sempre foi muito concorrido. Agora a Uece chega e abre essa nova porta”, pontuou.

Das 40 vagas para Direito na Uece, 19 foram para ampla concorrência e 21 para cotas racial, social e pessoas com deficiência (PcD). Esse cenário possibilita uma pluralidade de realidades na turma. E esse é um dos orgulhos carregados pelo vice-reitor, o professor Dárcio Ítalo Teixeira.

“A nossa Universidade, além de pública e gratuita, é inclusiva. E isso chega direto em uma luta diária, que é diminuir as desigualdades sociais. Então, essa política de afirmação, de bolsas, cotas, é para manter nossos alunos na universidade”, enfatizou o vice-reitor. “A Uece, em relação ao Norte e Nordeste, é a 4ª universidade que mais trabalha para diminuir a desigualdade, e isso nos orgulha”.

Expansão e Desenvolvimento

Com o novo curso de Direito, somam-se nove novos cursos ofertados pela Uece em menos de um ano. A ação está dentro da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Ceará, lançada pelo Governo do Estado em 2022, com o objetivo de aproximar a juventude cearense do conhecimento e das oportunidades que a Universidade oferece.

Representando o governador Elmano de Freitas, que é advogado de formação e patrono do novo curso, a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro, enfatizou aos estudantes: “Solucionar questões, mediar conflitos, defender interesses. São algumas das atribuições desses profissionais que vocês se tornarão. Cada um vai saber trilhar seu caminho, mas sem perder o foco no bem estar social, no bem estar do cidadão”.

Quem discorreu sobre “A Evolução dos Direitos Humanos nesses 35 anos da Constituição Federal de 1988” aos novos graduandos foi o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos, cearense, que celebrou o início de uma nova era para a Uece. “Esse é um momento que simboliza o compromisso com a educação superior e com o desenvolvimento social”, destacou.

Ampliação das oportunidades

O novo curso da Uece tem como objetivo geral oferecer uma formação profissional qualificada, generalista, crítica e humanística, voltada para a prestação da justiça, o desenvolvimento da cidadania e o efetivo exercício do Direito na sociedade. Com 2.802 inscritos, o primeiro vestibular de Direito, realizado para o semestre 2024.1 teve concorrência de 70,05 por vaga.

De acordo com o coordenador do curso, Demetrio Saker Neto, a nova graduação irá, com o tempo, promover um crescimento para a Universidade. “Foi um curso bastante esperado, foi um vestibular muito concorrido. Então, quem está aqui está de parabéns, não apenas o aluno, mas também seus familiares. Porque sabemos que uma formação como esta afeta a todos. Os estudantes atuarão de acordo com as várias oportunidades que o Direito oferece, na luta, em garantir o direito dos mais necessitados e contribuir com o ordenamento brasileiro. Será um crescimento, não só dos estudantes, mas de toda a Uece”.