Curso de Medicina da Unilab em Baturité está em processo de criação, anunciam Camilo Santana e Elmano de Freitas

25 de outubro de 2023 - 14:34

Cleide Castro - Comunicação Institucional - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

“O Maciço de Baturité vai ganhar, em breve, um curso de Medicina federal pela Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)”. O anúncio foi feito, na tarde desta segunda-feira (16), pelo ministro da Educação, Camilo Santana, juntamente com o governador Elmano de Freitas, nas presenças do reitor da Unilab, Roque do Nascimento Albuquerque, e do prefeito de Baturité, Herberlh Mota. Também presentes ao momento, ocorrido no Palácio da Abolição, a senadora Augusta Brito e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão.

“Estamos aqui para anunciar que está em andamento o processo de criação do curso de Medicina da Unilab, em Baturité, já aprovado, recentemente, pelo Conselho da Unilab e que, em breve, vamos oficializar”, afirmou o ministro, explicando tratar-se de “um sonho” que está sendo viabilizado a partir da “união de forças entre os três entes federados, governo federal, estado e município, e a Unilab”.

Ao dirigir agradecimentos ao ministro e ao Conselho Universitário da Unilab, Elmano de Freitas ressaltou: “De nossa parte, nos comprometemos em fazer o Hospital do Polo Regional do Maciço de Baturité, que vai ser decisivo para termos, agora, o curso de Medicina”. E completou: “Outros cursos virão, porque os profissionais terão onde fazer a parte prática de seus cursos na área da saúde”.

“Estamos trabalhando juntos para, cada vez mais, levar oportunidades para os jovens e para os futuros médicos daquela região”, acrescentou Camilo Santana.

Elmano de Freitas também agradeceu ao prefeito Herberlh Mota, ressaltando que o gestor municipal já disponibilizou o terreno para a construção do hospital. “É um dia muito feliz e histórico para o Maciço de Baturité”, afirmou o prefeito, ao pontuar que o momento representa “um divisor de águas para a nossa juventude, não apenas do município de Baturité, mas de toda região do Maciço, porque agora todos podem sonhar muito mais alto”.

O reitor da Unilab, Roque do Nascimento Albuquerque, fez questão de destacar total contentamento pela criação do Instituto de Ciências da Saúde, cuja aprovação foi unânime pelo Conselho Universitário. Segundo Albuquerque, depois de seis anos de estagnação e cortes nas instituições de ensino superior, “estamos num novo momento muito importante, principalmente, para os municípios do Maciço de Baturité”. Lembrou que a região conta com “um governador engajado, filho da terra, e um ministro cearense e também engajado, além de poder contar com uma senadora e o presidente da Alece”.