Governo do Ceará empossa novos professores efetivos da Uece

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

Das 365 vagas ofertadas no último concurso, 187 já foram ocupadas

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) ganhou, na noite desta segunda-feira (31), novos professores. A vice-governadora Jade Romero, em cerimônia no Palácio da Abolição, empossou 37 docentes. A solenidade contou com a presença da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e de outras autoridades.

Essa posse diz respeito ao último concurso, realizado ano passado, com 365 vagas. Destas, já foram empossados, até agora,150 docentes, sendo 130 em junho deste ano. Com esses novos 37 professores chamados, somam 187 vagas ocupadas. A vice-governadora ressaltou a importância da educação e da valorização do professor para o futuro da educação estadual.

“Vocês vêm compor com a gente o sonho de milhares de cearenses, então, é uma noite muito feliz. Esse é um nobre ofício, porque, além de ensinar, é sobretudo inspirar. Na Universidade vocês têm a oportunidade de transformar o futuro do Ceará por meio da pesquisa, educação e ciência”, destacou a vice-governadora. “Nós sabemos que para fortalecer a universidade precisamos ter melhorias estruturais, editais para avançarmos na questão da pesquisa, mas sem dúvida, o nosso maior ativo são as pessoas. Os nossos campi saem fortalecidos depois de uma noite como hoje”, completou.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, enfatizou o compromisso que é prestar um concurso público, sobretudo na área da educação. “Esse é um compromisso que é muito mais do que um cargo, é uma escolha de vida. São profissionais que são formadores de opinião. São formadores de opinião em uma universidade pública, que tem de acolher a todos”, pontuou.

Desenvolvimento do ensino superior

O reitor da Uece, Hidelbrando Soares, comemorou a posse dos novos professores e enfatizou a importância da valorização desses profissionais para o desenvolvimento do ensino superior estadual.

“Em 2022, foi tomada essa decisão, pelo então governador Camilo Santana, da expansão e interiorização do ensino superior no Ceará. De uma vez só, foi autorizada a criação de oito novas faculdades no Estado, 19 cursos novos de uma única grande ação. Por isso, eu digo que essa é a maior e mais especializada expansão e interiorização de universidades estaduais”, pontuou o reitor. “É pensando nisso tudo que percebemos que hoje não é só uma posse, hoje estão aqui pessoas que são fundamentais para realização de sonhos e, além disso, fundamentais para a criação de futuros”, ressaltou o reitor.

Os profissionais que tomaram posse foram todos lotados em novos cursos da Uece: na Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec) e no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (Cecitec).

“Temos o compromisso de seguir nesse caminho de interiorização da educação, porque nós temos o compromisso com a educação no Ceará. Temos muitos outros desafios, e sempre tem algo mais que podemos fazer e todo investimento vale a pena”, destacou a vice-governadora Jade Romero.

Sonho que se tornou realidade

O professor Antônio Wherbty foi um dos professores que tomou posse na noite de hoje. Ele descreveu o momento como a realização de um sonho, uma conquista para ele e para as pessoas que lhe ajudaram em toda a trajetória – a sua família. “É a realização de um sonho, uma vitória. Não só minha, mas da minha família. Vim de uma família humilde, então, sempre estivemos trabalhando e estudando, e um concurso desse é sem dúvida uma conquista para todos”, enfatizou Antônio.

Também empossada na noite de hoje (31), a professora Cândida Câmara não continha o sorriso no rosto. Acompanhada pela família em uma noite tão especial, comemorou o momento e destacou a felicidade de poder – com seu trabalho – levar a educação superior para o interior do Ceará.

“Essa é uma oportunidade de ouro, então, lutar por um concurso público que vai levar educação de qualidade, levar isso para o interior é muito importante. Nasci no interior, cresci no interior, morei em Assaré e Itapipoca, e trabalhei durante muitos anos no interior. Eu sei o quanto é importante levar essa oportunidade até lá, levar o ensino superior ao interior do Ceará”, afirmou a professora. “Então, hoje é um dia de muita felicidade. Me emocionei diversas vezes durante o dia pensando nessa conquista. Foram anos me dedicando a ensinar o que sei para outras pessoas, então, tenho gratidão a todos, principalmente aos meus alunos que me ensinaram a ser professora”, completou.

Com o sentimento de gratidão e dever cumprido, Alana de Freitas Pires, filha de professores, e que teve toda a sua trajetória na Uece – fazendo graduação, mestrado e doutorado na Universidade, onde também foi professora substituta – representou a nova turma durante a solenidade, e destacou a pluralidade dos novos professores.

“Hoje é um dia de celebração, um dia que todos nós, com alegria do coração, nos reunimos para comemorar uma conquista nossa. Somos professores de diferentes realidades sociais para atuar em diversos cursos diferentes, em diferentes partes do nosso Estado. Mas o que nos une é que todos somos professores e estamos nessa missão, que além de contribuir para a formação de outros profissionais, também podemos atuar na construção de uma sociedade mais ética”, concluiu a docente.