Uece inicia segundo semestre letivo de 2023 com 320 estudantes em oito novos cursos e três novos campi no Interior

8 de agosto de 2023 - 11:23

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja/Casa Civil e Wesley Sousa - Fotos Yuri Leonardo - Casa Civil - Infográfico

Com boas-vindas do governador, aula inaugural marca a Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Ceará

Novos 320 estudantes da Universidade Estadual do Ceará começaram, na manhã desta terça-feira (9), o primeiro dia de aula nos oito novos cursos e três campi implantados no Interior. Por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas deu as boas-vindas aos universitários, acompanhado da vice-governadora Jade Romero; da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; do reitor da Uece, Hidelbrando Soares; e de outras autoridades.

A ampliação da oferta está dentro da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Ceará, lançada pelo Governo do Estado no ano passado. Com isso, pela primeira vez na história, a Uece conta com cursos de bacharelado no Interior, integrando ensino, pesquisa e serviço. Todos os novos cursos têm 40 vagas por semestre.

Ao dar as boas-vindas, Elmano de Freitas afirmou que o Ceará avança na democratização do Ensino Superior para construir um novo futuro e superar as desigualdades regionais. “Hoje, se inicia uma nova fase na vida desses estudantes. Tenho certeza que será um projeto de êxito na vida deles. A Universidade Estadual do Ceará e o Governo do Estado têm muito orgulho de receber a todos e todas. Esse processo de expansão [das universidades estaduais] vai se estender por todo o nosso governo. Um projeto de expansão com qualidade e planejamento. O que eu considero muito importante é que 50% das vagas da Universidade Estadual do Ceará contemplam jovens da escola pública. Que os estudantes tenham isso no coração e possam retribuir ao povo cearense”, disse.

São jovens como Ana Luzia Câmara Brasil, de 19 anos, que já concluiu, junto com o Ensino Médio, o curso técnico de Nutrição e Dietética em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) e, a partir de agora, é aluna do novo curso de Medicina Veterinária da Uece no campus de Tauá, no Sertão dos Inhamuns.

“Sempre gostei de animais, tanto que em casa eu saía pegando as papa-moscas e insetos para mostrar aos meus pais. Inclusive, meu sonho era ter uma cobra de estimação. Foi quando percebi que na minha região não tinha muito veterinário focado em animais exóticos. Então, decidi que queria seguir esse caminho. Foquei nos estudos e consegui passar na Uece. É algo gratificante, pois vejo que acham que nordestino só tem mais carreira em comédia, mas tem muitas outras áreas que provam que nós estamos indo no caminho certo para sermos uns dos melhores deste País”, defendeu a estudante.

A Uece atualmente oferta 91 cursos de graduação presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EaD), totalizando 17.822 alunos de graduação e 2.708 discentes de pós-graduação.

Universidade cada vez mais perto e integrada

Sandra Monteiro, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), também falou do impacto da política para promover o desenvolvimento científico e socioeconômico no Interior do estado. “Não são apenas essas cidades beneficiadas, mas todas as regiões. Ciência e desenvolvimento social andam irmanados. Hoje, é um marco para as cidades e para a comunidade universitária”, pontuou.

Para a expansão, também foi realizado o maior concurso público para docentes do Ensino Superior do Brasil, com 365 vagas para a Uece. O reitor Hidelbrando Soares destacou o empenho de toda a comunidade da Universidade para a implementação de uma política pioneira.

“Este é o maior e mais qualificado processo de expansão e interiorização das universidades estaduais na história do Ceará. Não temos nenhum exemplo recente no Brasil de uma ação dessa envergadura, que leva educação superior pública para o Interior, aproximando-se da sua gente. Nós implantamos dois novos cursos de Medicina do ano passado para cá, é uma das ações mais arrojadas no País. Estamos realizando sonhos de uma juventude sedenta de oportunidades e plantando o futuro”, reforçou.

Leia também: Expansão e interiorização do Ensino Superior no Ceará é um marco histórico para a Uece

Além da Uece, a Política contempla a Universidade Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade Regional do Cariri (Urca), fazendo saltar de 16 para 23 municípios cearenses com disponibilidade de cursos de nível superior.