Governo do Ceará inaugura estrada que liga município de Piquet Carneiro ao distrito de Ibicuã

28 de fevereiro de 2022 - 09:11

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional e João Pedro Guedes - Ascom Vice-Governadoria Texto
Carlos Gibaja Fotos

A população de Piquet Carneiro, município localizado na região do Sertão Central, pôde comemorar, neste sábado (26), a nova pavimentação da rodovia CE-475, no trecho entre a sede do município e o distrito de Ibicuã. A solenidade foi comandada pelo governador Camilo Santana ao lado da vice-governadora Izolda Cela. O evento contou também com a presença do prefeito da cidade, Bismarck Bezerra.

Antes da obra, a população trafegava por uma estrada de terra. Agora, os usuários usufruem de uma nova rodovia com 16 quilômetros de extensão totalmente pavimentada e sinalizada. Foram realizados serviços preliminares, movimento de terra, drenagem, pavimentação, pontes e bueiros, sinalização (horizontal e vertical), além de proteção ambiental.

O governador Camilo Santana comentou que conheceu a estrada ainda carroçavel e que estava muito feliz em poder proporcionar, enquanto governador, aquela benfeitoria para a população do distrito de Ibicuã. “Andei nessa estrada na poeira. Vi as dificuldades e tinha esse compromisso. Tive a honra de realizar esse sonho de vocês”, afirmou. O chefe do Poder Executivo Estadual destacou, ainda, o ganho que uma rodovia de qualidade leva à região. “A estrada traz desenvolvimento, oportunidades, geração de novos negócios, escoamento da produção, segurança no transporte das famílias. Esse é o objetivo desta estrada”, reforçou Camilo.

A vice-governadora Izolda Cela lembrou a importância de uma malha viária segura e bem feita para o desenvolvimento local. “Uma estrada tem uma importância grande. Os deslocamentos fazem parte da nossa vida. A própria economia precisa de estruturas que facilitem esse descolamento. É por isso que o governador Camilo tem se prestado em garantir estradas boas. Temos hoje uma qualidade reconhecida nesse trabalho, mas é claro que o trabalho continua. Essa estrada vai trazer bem-estar e muitos benefícios para essa comunidade”, disse Izolda.

Com investimento de R$ 12 milhões do Tesouro Estadual, a obra faz parte do Programa Ceará de Ponta a Ponta. A pavimentação do trecho dá continuidade aos serviços de melhoria da malha viária que vêm sendo realizados pelo Governo do Ceará, com o objetivo de proporcionar mais segurança e agilidade a quem trafega pelas rodovias cearenses.

Antigo sonho da população, a rodovia vai beneficiar muitas famílias que transitam diariamente naquele trecho, segundo Bismarck Bezerra. “Estou emocionado por poder entregar a obra mais sonhada do meu governo. Essa obra atende a praticamente mil famílias. Hoje é um dia de agradecimento e o senhor foi um dos governadores que mais atendeu a pedidos de Piquet Carneiro”, disse o prefeito.

Melhores estradas

De 2015 a 2022, o Governo do Estado já entregou 2.944,04 km de malha rodoviária restaurada, pavimentada e duplicada, com investimento total de R$ 2,534 bilhões.

Além disso, há uma mobilização de serviços para proporcionar plena trafegabilidade às CEs. Através do Pacote de Recuperação das Rodovias Estaduais, um total de 120 trechos passam por reforma e sinalização no prazo de 360 dias. São mais de R$ 400 milhões de investimento, beneficiando 109 municípios. O segundo pacote de investimentos para recuperação de estradas estaduais, iniciado em julho, está com 56 trechos com pavimento já requalificado, o que soma 775,62 km recuperados. Entre eles, a CE-166 entre Quixeramobim e Canafístula e de lá até Madalena, pela CE-265; e também a CE-060, entre Quixeramobim e Bonfim.

Com tantas iniciativas simultâneas, a malha viária pavimentada do Ceará, que tem mais de 8.600 km, fechou 2021 com 80% da extensão qualificada como em boas condições. Os dados são da Superintendência de Obras Públicas (SOP), responsável pela construção e manutenção de rodovias, que realiza anualmente o Levantamento Visual Contínuo, conforme as normativas técnicas.