Brejo Santo recebe 211 títulos de propriedade rural e Programa Sinalize

4 de junho de 2018 - 10:05 # # # #

André Gurjão - Assessor SDA
André Gurjão - Fotos

Nelson Martins e De Assis Diniz negociam o futuro do Projeto São José com o Banco Mundial no início da próxima semana

Na manhã desta sexta-feira (1/6), o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, entregaram 211 títulos de propriedade rural no município de Brejo Santo. A solenidade, que contou com as presenças da prefeita Teresa Landim e do coordenador do Detran Marlon Catunda, também marcou a assinatura da ordem de serviço do programa Sinalize.

Ao todo o programa de reordenamento do trânsito, melhoria da malha viária e sinalização vertical e horizontal investe mais de R$ 609 mil e abrange 20 mil metros quadrados da área urbana do município do Cariri Leste. “A luta pela terra de todos vocês tem seu objetivo final atingido hoje com a entrega desses títulos de propriedade rural”, saudou a prefeita durante o evento que ocorreu no auditório do Projeto ABC.

“Além do acesso às políticas públicas e ao crédito bancário, essas famílias que passam hoje a ter a propriedade da terra recebem a garantia de que o bem maior que possuem (a terra) fará parte de suas heranças e beneficiará também seus filhos e netos, como também todos os seus descendentes”, argumentou o secretário Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana na solenidade.

Desenvolvimento Agrário

Em seu discurso, o secretário De Assis Diniz apresentou um balanço das ações realizadas pela pasta nos últimos três anos. Segundo ele, o Governo do Ceará implementou 287 cisternas e entregou oito sistemas abastecimentos d´água somente em Brejo Santo no período. “Em todo Estado do Ceará, já concluímos a entrega de 136 mil cisternas e, para universalizar o atendimento, precisamos ainda implementar mais 87 mil unidades”, citou.

“Dentro de um pacote negociado junto ao governo federal, já estamos prontos para realizar mais 21 mil unidades em todo Estado”, comemorou o secretário do Desenvolvimento Agrário adiantando a agenda da próxima segunda-feira (4/6) em Brasília. “E, na relação de negociação com o Banco Mundial da próxima etapa do Projeto São José III, eu e o secretário Nelson (Martins) estaremos na próxima semana discutindo o formato do próximo São José”.

“Hoje, em Brejo Santo, podemos dizer que o passado se encontra com o presente e se concatena com o futuro: tendo uma visão de que no trabalho e na organização iremos construir uma sociedade mais justa e solidária com todos os agricultores familiares cearenses”, concluiu o titular que destacou ainda a ampliação do Projeto Paulo Freire na região do Cariri.