Agricultores do Cariri Oeste comemoram entrega de tratores do Projeto São José

22 de maio de 2018 - 10:17 # # # #

André Gurjão - Assessor de Imprensa - SDA
André Gurjão - Fotos

Mecanização agrícola é o primeiro passo para o incremento na produção agrícola e deve ser acompanhada por um salto na comercialização, destaca secretário do Desenvolvimento Agrário

Chave do trator em mãos, D. Ledir Dias de Lima questiona: “Pode beijar?!”. “É uma alegria imensa a que estou sentindo. Desde o momento em que o governador Camilo Santana anunciou esse trator (no Dia de São José, 19 de março) essa alegria não saiu do meu coração. Cheguei de Fortaleza, dia 9 (de abril), estive lá de novo para assinar os papéis, voltei e ainda tinha gente na comunidade que não acreditava que o trator ia chegar. E eu dizia: ´Vai, sim! Vai chegar o dia dele chegar´”, narra o próprio caminho até realizar o sonho da associação comunitária que representa receber um trator pelo Projeto São José.

“Sempre pedi a Deus porque nossa associação não tinha renda e agora vai arar a terra dos sócios e depois dos particular. Aí, a associação vai ter renda”, comemora a moradora da comunidade Sítio Novo Tamboril, município de Assaré. Além da renda extra e a valorização do associativismo, garante a agricultora familiar de 67 anos, a partir do início do próximo ano será possível arar a terra mais cedo, aproveitando as primeiras chuvas que já começam no final de janeiro. “Muda muita coisa porque tem muito trator que arranca até os tocos (de árvores). Aí, vai ficando melhor porque antes a gente arrancava com a chibanca e tendo agora o trator vai aumentar mais o plantio”, explica.

A primeira entrega de tratores pelo Projeto São José ocorreu na manhã da última segunda-feira (21) no auditório do CRAS de Campos Sales. Ao todo, cada uma das 14 comunidades rurais do Cariri Oeste, nos municípios de Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales e Salitre, receberam das mãos do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e do secretário do Desenvolviment Agrário, Francisco de Assis Diniz, as chaves do equipamento adquirido pelo Governo do Ceará. Além do equipamento, as comunidades receberão projetos produtivos e implementos agrícolas.

“O governador Camilo Santana, no último dia 19 de março, além de ter liberado quase R$ 500 milhões para nova etapa do Projeto São José, entregou 180 certificados de tratores (para todo Estado do Ceará). Já chegaram 120 e os outros já estão a caminho de chegar. Então, é uma ação muito positiva ter essas comunidades recebendo um trator, os implementos agrícolas e um projeto produtivo”, pontuou Nelson Martins. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, além de investir na agricultura familiar, o Governo do Ceará investiu R$ 2,7 bilhões na construção de estradas nos últimos quatro anos.

“São quase 3 mil quilômetros de estrada. E, destaco aqui que já está se preparando o projeto para a estrada que vai de Campos Sales até Tauá, iniciando pela primeira etapa que vai ligar Campos Sales ao Barão de Aquiraz (distrito), uma demanda do próprio prefeito Moésio Loiola”, citou.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, “a entrega destes tratores é um passo à frente na relação entre o homem com a natureza, que é a mecanização. É entregar um instrumento e fazer desta nova etapa um salto na produção, melhorando a relação do homem do campo com a natureza”. “Eu diria que teremos como próximo passo a comercialização. Precisamos fornecer a essas famílias uma nova visão sobre a produção agrícola. Elas já sabem produzir, o que falta é o acesso aos mercados locais e regionais e agregar valor àquilo que já produzem”, complementa o secretário De Assis Diniz.

Também participaram da solenidade os prefeitos de Campos Sales e Salitre, Moésio Loiola e Rondilson de Alencar Ribeiro, respectivamente; a secretária de Desenvolvimento Rural de Campos Sales, Ivete Fortaleza; a presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Ana Teresa de Carvalho; o presidente da Ceasa, Maxmiliano Quintino; o ex-deputado Agenor Ribeiro; e o vereador de Salitre Sílvio Pinto.