Semana de Combate à LGBTfobia traz programação com foco no respeito à diversidade

17 de maio de 2018 - 11:51 # # #

Hoje (17) é o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. A data foi escolhida em 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a palavra homossexualismo da Classificação Estatística Internacional. A decisão reconheceu que a homossexualidade não pode ser considerada doença, por se tratar de traço da personalidade do indivíduo. Para celebrar a data, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT programou uma série de atividades com foco na conscientização da cidadania e no respeito à diversidade de gênero.
Nesta quinta-feira, o auditório da Secretaria da Educação (Seduc) será palco da abertura da Semana Janaína Dutra de Combate à LGBTfobia nas escolas, que coloca em pauta a importância do debate constante sobre a sexualidade nas salas de aula. Já no dia 19, em Sobral, ocorrerá o primeiro encontro para a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos para LGBT. Na próxima semana, dia 21, haverá agenda no Palácio da Abolição com representantes da população LGBT, a fim de fortalecer o empreendedorismo através da capacitação e investimento para o segmento. A programação também inclui ações nas unidades prisionais e em universidade.
O titular da Coordenadoria, Narciso Júnior, explica que o intuito é proporcionar uma programação plural, que perpasse por diversos segmentos e amplie a discussão em torno da visibilidade LGBT. “O dia de hoje relembra o início de várias conquistas que as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e trans. E mais: relembra que nossa luta é diária, necessária e aguerrida. Temos um caminho longo pela frente e vamos enfrentar todos os preconceitos ainda enraizados da nossa sociedade”.

17/05 – Abertura da Semana Janaína Dutra – Combate à LGBTfobia nas escolas.
Local: Auditório da Seduc (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima – Cambeba)

19/05 – I Encontro para a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos para LGBT.
Local: Sobral.

21/05, às 9h – Diálogo entre Governo do Ceará e o protagonismo da população LGBT.
Local: Palácio da Abolição.

22/05, às 14h – Projeto Será que Sou Gente – Exposição de fotos da peça Navalha na Carne.
Local: Unidade Prisional Irmã Imelda.

22/05, às 20h – Ciclo de Palestras Direito, Sexualidade e Relações de Gênero.
Local: Centro Universitário 7 de Setembro.

23/05, às 17h – Roda de Conversa com Agentes Penitenciários da Unidade Feminina Des. Auri Moura Costa. ~pjçkn.m
27/05 – Ceará de Cidadania Contra a Homofobia e I Parada da Diversidade do Sertão Central. Local: Itatira.