Coordenadoria LGBT lança programação da Semana da Diversidade Sexual

20 de junho de 2018 - 16:01 # # # #

Ascom / Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT - 3466.4898 / 98878-7921
Max Marduque - Foto

Parada LGBT acontece no domingo, dia 24, na avenida Beira Mar, e deve reunir aproximadamente 1 milhão de pessoas

A fim de promover visibilidade da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará, por meio do programa Ceará de Cidadania Contra a Homofobia e em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, realiza, entre os dias 21 de junho e 3 de julho, a Semana da Diversidade Sexual do Ceará. Intitulada Luiz Palhano Loiola, a semana faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, por meio da Lei 14.820/2010. O nome é uma homenagem ao professor Luiz Palhano Loiola, vítima do crime de homofobia, em 2008, em Crateús.

A programação inicia na quinta-feira (21), na Praça do Ferreira, com o Balcão da Cidadania e a Feira Empreendedora LGBT. Das 8h às 17h, o público terá acesso à emissão de documentos, vacinação, esclarecimento sobre direitos LGBT e espaços para exposição de produtos de artesãos locais. No dia 23, um ato show no aterrinho da Praia de Iracema marca o Dia Municipal da Consciência LGBT, com apresentações e manifestações artístico culturais.

Com previsão de reunir quase 1 milhão de pessoas, a XIX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará acontecerá no próximo dia 24, na avenida Beira Mar, com concentração a partir das 15 horas, em frente à Barraca do Joca. O tema da Parada deste ano é “O genocídio continua! A luta é todo dia por Dandara, Marielle e por todas!”.

De acordo com o coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará, Narciso Júnior, o calendário de ações da semana da diversidade seguirá até o começo de julho e vai abranger não somente Fortaleza, mas também cidades do Interior. “Foi pensada para avançar ainda mais na implementação do Plano Estadual de Políticas Públicas para a população LGBT no Estado. Focamos no fortalecimento das conquistas, mas também dos desafios que temos pela frente. E mais importante: são momentos e ocupações de espaços onde podemos ter a visibilidade e o empoderamento dessa população”.

As ações serão realizadas em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Movimento Social LGBT Cearense, Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBT de Fortaleza, Prefeitura Municipal de Acarape, Associação de Gays Unidos Independentes de Acarape (Grupo Águia), Governo Municipal de Barreira, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Juventude e da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cultura, Organização Barreira Amigos Solidários, Prefeitura Municipal de Apuiarés e Núcleo de Diversidade Sexual de Apuiarés (N.U.D.S).

21/06– Balcão da Cidadania LGBT

Local: Praça do Ferreira (Centro – Fortaleza/CE)

21/06 – Feira Empreendedora LGBT

Local: Praça do Ferreira (Centro – Fortaleza/CE)