Mais de 200 famílias são beneficiadas com obras de abastecimento de água em São Luís do Curu

11 de abril de 2018 - 16:10 # # #

André Gurjão / Wilson Zanini -
Fotos: André Gurjão - Assessor SDA

O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Wilson Brandão, entregaram, na manhã desta terça-feira (11), cinco sistemas de abastecimento d´água ao município de São Luís do Curu. As obras do Programa Água Para Todos, no valor de R$ 1.029.909,80, beneficiam 227 famílias das comunidades rurais de Cajazeiras, Lagoa do Capim, Lagoa Queimada, Maniçoba dos Nunes e Pantanal.

Em seu discurso, Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana, destacou o esforço do chefe do Executivo cearense em levar o abastecimento d´água às sedes dos 184 municípios cearenses e também às comunidades. Segundo ele, nos últimos três anos, o Governo do Ceará construiu mais de 340 km de adutoras, adquiriu máquinas perfuratrizes de poços e investiu mais de R$ 1 bilhão em obras de combate aos efeitos da estiagem.

“Estar aqui hoje é muito importante porque a gente está contribuindo, através do governador Camilo Santana, para a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, com água de qualidade. O mais gratificante é que nós temos hoje 45 obras do Água para Todos prontas para inaugurar, temos algumas obras do projeto São José III e temos 113 obras em execução, também ligadas ao São José III”, disse o secretário. “Considerando os recursos da 2ª etapa do projeto São José III, o projeto Paulo Freire, o empréstimo do banco alemão KFW e um empréstimo do Banco Mundial, nós temos por volta de R$ 1,6 bilhão garantidos para continuar as ações do governo Camilo Santana, na área hídrica e na área de projetos produtivos para a agricultura familiar”, acrescentou.

“É uma alegria muito grande estarmos aqui para entregar o abastecimento d´água para essas comunidades. Nós, que somos da Capital, nos acostumamos a termos todos os dias água na torneira, ainda assim, sabemos que essa água que chega hoje na casa de vocês muda drasticamente a realidade de cada localidade e transforma a vida das famílias de todos vocês”, frisou Wilson Brandão.

“Todos vocês estão de parabéns e o nosso município está de parabéns por alcançar mais essa conquista que vai beneficiar a todos e contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, agradeceu a prefeita Carol Ramalho em nome das comunidades.

Também participaram das solenidades os deputados estaduais Leonardo Pinheiro e Beth Rose; o coordenador de Projetos Especiais da SDA, Abelardo Camurça; e o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Manoel Carneiro; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lopes.

Uma vida dedicada ao campo

A vasilha já estava quase vazia quando a água chegou na casa de D. Antônia Pereira de Sousa, de 60 anos. “Todo dia chega um chorinho de água pela torneira, mas antes a gente trazia era a água lá do rio (Curu) no lombo de um burrinho, que até por esses dias fugiu”, narra.

Mesmo com a idade avançada, a mãe de nove filhos e avó de 10 netos persiste no roçado montado no quintal de casa. Já são 10 anos morando no assentamento Pantanal e, ainda assim, ela traça e busca parcerias para melhorar a cerca e, com isso, proteger as hortaliças que vende de cabras e ovelhas que andam por lá.

“Sempre tive a fé que essa água ia chegar aqui porque com fé em Deus a gente consegue tudo”, testemunhou.