Coordenadoria realiza Seminário de Educação em Direitos Humanos em Sobral

11 de abril de 2018 - 15:14 # # # #

Rafael Ayala - Assessor de Imprensa da Coordenadoria dos Direitos Humanos

O I Seminário de Educação em Direitos Humanos de Sobral será realizado nos dias 12 e 13 de abril, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na Av. Dr. Arimateia Monte e Silva, 1003, no Centro. O objetivo é a coleta de propostas para o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, que pretende estruturar uma série de iniciativas promovidas pelo Governo do Ceará nessa área. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/4WmQF09gZEYKld6w1

O evento é uma parceria do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e com a Prefeitura de Sobral, por meio da Coordenadoria dos Direitos Humanos de Sobral.

De acordo com coordenador especial dos Direitos Humanos do Ceará, Demitri Cruz, a proposta do seminário é discutir como o poder público deve intervir na área de educação em direitos humanos. “Uma área que é essencial nesse período histórico que a gente vive. Numa sociedade que anda disseminando tanto ódio, violência e intolerância, e que conta com uma incompreensão muito grande acerca do que são os direitos humanos”, explica.

“A gente acredita que vai ser um momento muito rico de diálogo e de propostas para o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Além da discussão de propostas, a gente vai ter também debates e apresentações de experiências de direitos humanos na região. Então, vai ser um momento riquíssimo de intercâmbio. Vai ser um momento pra gente ouvir a população de Sobral e da região acerca dessas estratégias”, destaca Demitri Cruz.

Na quinta-feira (12), a professora da Faculdade Farias Brito, Lídia Walesca Pimentel, fará uma palestra magna com o tema “Democracia e Educação para os Direitos Humanos: um elogio à diversidade”. Já na sexta-feira (13), será a vez da exposição de experiências exitosas de Educação e Direitos Humanos, por meio dos painéis “Educação básica e superior”, “Mídia, Comunicação e Educação Popular” e “Educação para a Memória e Verdade”.

Nos próximos meses, Juazeiro do Norte também receberá uma edição do Seminário.

Serviço

I Seminário de Educação em Direitos Humanos de Sobral

Inscrição: Pelo link https://goo.gl/forms/4WmQF09gZEYKld6w1

Data: 12/4, a partir das 18h30, e 13/4, a partir das 8h

Local: Auditório do SESI (Av. Dr. Arimateia Monte e Silva, 1003, Centro, Sobral)

Mais informações: (85) 3133-1716 ou (85) 3133-1717

Programação

12/04/18 (quinta-feira)

18h – Intervenção Cultural
18h30 – Mesa de Autoridades
19h – Palestra Magna “Democracia e Educação para os Direitos Humanos: um elogio à diversidade” – Profa. Dra. Lídia Walesca Bonfim Pimentel Rodrigues.

13/04/18 (sexta-feira)

08h – Apresentação Cultural

08h30 – Mesa “Experiências bem-sucedidas de Educação em Direitos Humanos”
Mediador: Dr. Igor Barreto de Menezes Pereira – Defensoria Pública

Painel I: Educação Básica e Superior – “A Importância da Educação Socioemocional para a Cidadania e Direitos Humanos” – Prof. Dra. Carmélia Aragão

Painel II: Mídia, Comunicação e Educação Popular – “Comunicação para Educação Popular a partir da ação do educador nos coletivos juvenis” – Jamieson Simões

Painel III: Educação para a Memória e Verdade – Prof. Dr. Alexandre Pinto Moreira.

10h– Intervalo

10h30 – Fila do Povo/Debate

12h – Almoço

13h – Eixos de Discussão:
1. Educação Básica
2. Educação Superior
3. Educação dos Servidores Públicos
4. Mídia e Comunicação
5. Educação Popular
6. Educação para a Memória e Verdade

15h – Plenária para apresentação das propostas

15h30 – Priorização das propostas para o plano

16h30 – Apresentação Cultural e Encerramento.