Governo do Ceará entrega dois Centros de Educação Infantil em Ocara

25 de novembro de 2023 - 15:58 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Divulgação Prefeitura de Ocara - Fotos

Ao todo, 200 crianças serão atendidas diariamente nos dois equipamentos localizados na zona rural

A educação de qualidade no Ceará é prioridade desde a primeira infância. O Governo do Estado entregou, nessa sexta-feira (24), mais dois Centros de Educação Infantil em Ocara, no Sertão Central. Os equipamentos estão localizados no distrito de Curupira e na localidade de Novo Horizonte. A solenidade contou com as presenças do assessor especial para Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno, da secretária da Proteção Social, Onélia Santana, da prefeita de Ocara, Amália Pereira, e de outras autoridades.

Os equipamentos, viabilizados por meio do Programa Mais Infância Ceará, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, oferecem mais aprendizagem e desenvolvimento para as crianças, além de representar mais tranquilidade para as mães e pais. Cada CEI vai atender diariamente até 100 crianças de zero a cinco anos de idade.

Segundo Artur Bruno, é fundamental assegurar acesso à educação na primeira infância para construir sólida jornada educacional nos níveis seguintes. “Os CEIs trarão uma perspectiva de educação de qualidade para as crianças em duas áreas muito importantes no município. Considero que é um grande ganho, porque a educação na primeira infância é onde precisamos investir massivamente”, disse.

O assessor especial destaca, ainda, que a parceria entre Estado e município se estende para a capacitação técnica de professores e disponibilização de material didático a ser utilizado.

Cada unidade conta com duas salas de aula, dois banheiros infantis e quatro áreas de banho infantil, espaço recreativo, playground e gramado. O espaço também dispõe de refeitório, cantina, cozinha, despensa, depósito de limpeza, área de serviço, vestiário, sala de espera, diretoria, coordenação e banheiros.

Os equipamentos foram construídos e equipados pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), em área de intervenção de 990 m², cada um. Nas novas unidades, foram investidos R$ 3.137.188,22, pelo Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).