Zona Viva do Residencial Cidade Jardim I deve iniciar suas atividades em dezembro

18 de setembro de 2023 - 11:22

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Foto

Iniciativa traz atividades de qualificação profissional, cultura, esporte e lazer à população

O governador em exercício, Evandro Leitão, assinou ordem de serviço, nesta quinta-feira (14), para autorizar a instalação do Programa Zona Viva no Residencial Cidade Jardim I, em Fortaleza. Desenvolvida pelo Governo do Ceará, a ação é coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e tem início previsto para dezembro deste ano. A titular da SPS, Onélia Santana, também esteve presente na solenidade.

Evandro Leitão destacou a importância da existência de programas como o Zona Viva, ação que visa capacitar e melhorar o dia a dia dos cearenses. “Hoje é um dia muito especial. Aqui, o Governo do Ceará irá instalar um grande projeto, sobretudo voltado para a juventude. É uma iniciativa que chega para capacitar a população, transferir e dar conhecimento para todos vocês que buscam uma vida mais digna e melhor”.

Ele adiantou: “Estaremos, também, nos próximos dias, implantando aqui, no Residencial Cidade Jardim, uma Cozinha Ceará Sem Fome. Para que assim nós possamos enfrentar algo que é extremamente doloroso, que é a fome”.

O Zona Viva traz atividades de qualificação profissional, cultura, esporte e lazer para a população dos residenciais de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. Os cursos e as atividades são definidos a partir de um processo de escuta coletiva realizado no local.

Onélia Santana reafirmou o compromisso do Governo do Ceará com a juventude cearense, trazendo cada vez mais iniciativas buscando capacitação para os jovens. “Esse é o momento de um pontapé inicial para algo bastante importante para a população. Através das políticas públicas, o Governo do Estado chega mais próximo daqueles que mais precisam. Queremos levar mais oportunidades para a juventude se qualificar para o mercado de trabalho”, comentou.

O primeiro Zona Viva foi instalado no Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. Através do programa, a população também tem acesso a uma sala de informática, uma sala multiuso, uma área de eventos e também uma brinquedopraça.

Cidade Jardim III e IV

Também nesta quinta-feira, o governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, visitou as obras dos módulos III e IV do Complexo Residencial Cidade Jardim. A previsão de entrega é para até 2024.

Com obras já em 99% de execução, 416 unidades habitacionais do módulo III serão as próximas a serem entregues. No módulo IV, o andamento das atividades está em 88,69%. Serão mais 1.296 moradias, totalizando mais de 5 mil pessoas beneficiadas.

“Todos esses avanços, obras, são fruto de uma gestão fiscal balanceada existente no Ceará. Recentemente, foi noticiado que o nosso estado está entre os seis melhores do País no quesito solidez fiscal. Iremos persistir e continuar desta maneira para seguir avançando”, completou Evandro Leitão.