Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade completa 20 anos

18 de setembro de 2023 - 11:30

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Foto

Atualmente são quase 30 mil pessoas participando do programa, em todas as regiões do Estado

Mais saúde para os cearenses, especialmente aqueles da terceira idade, através da diversão. O governador em exercício, Evandro Leitão, participou, na manhã deste sábado (16), da comemoração de 20 anos do Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade. O programa transforma a saúde dos cearenses através de diversão, atividades físicas e ocupacionais, proporcionando integração social e bem-estar.

“Que alegria está aqui. Parabéns ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará por levar esse grande trabalho ao povo cearense. Que leva saúde a essas pessoas, que promove também essa forma de fazer parte da vida da população”, discursou o governador em exercício Evandro Leitão. “Vocês aqui nos inspiram que não devemos passar pela vida só de passagem. Que devemos sempre estar dispostos a deixar um legado, seja de alegria e saúde”, completou.

O Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), mantido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), surgiu em 2003 como uma iniciativa voluntária em Fortaleza. Em 2019, o então governador Camilo Santana sancionou lei que tornou a iniciativa política de Estado e hoje está presente em todas as regiões do Ceará.

Agradecimentos

“Hoje é um momento ímpar, diferenciado, para a nossa instituição Corpo de Bombeiros Militar”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará, coronel Cláudio Barreto. “Tenho que agradecer a todos que fazem esse trabalho, pois nós, do Corpo de Bombeiros, e todos da segurança pública, trabalhamos em prol das pessoas. E agradecer a cada aluno e aluna que está aqui, que participa, e faz esse projeto ser assim”, complementou o comandante-geral.

“Esse projeto começou ali, na Leste e Oeste, poucas pessoas frequentavam e outras passavam e só olhavam. Hoje ele está aqui, com 20 anos. Espero que possamos crescer cada vez mais, levando amor, carinho e saúde para a população”, concluiu o coronel do Corpo de Bombeiros.

Seu Espedito, de 94 anos, aluno mais antigo da turma da Barra do Ceará, esteve presente no evento. Ainda frequentador das aulas, brinca que tem 49 anos. “É muito bom, a gente se anima. Se sente jovem”, brincou.

Atualmente, são quase 30 mil pessoas cadastradas junto ao Corpo de Bombeiros, em 446 núcleos. Dentre essas pessoas estão Régia e Cauê, mãe e filho que participam das atividades físicas juntos. Régia, de 47 anos, participa do projeto há 10 anos, e há um ano trouxe seu filho para participar das aulas.

“Meu filho é autista e faz um ano que ele participa do projeto. Ele ama esse projeto, acha muito bom. Depois que começou ajudou muito ele, na interação, e em muitos outros aspectos”, contou Régia, mãe de Cauê.

Mas os benefícios não ficaram apenas para o filho. Régia, que frequenta há 10 anos, também se sente energizada a cada oportunidade de está com sua turma. “Mas não só na vida dele que fez diferença, na minha também. Eu já tive depressão, ansiedade, e me ajudou a enfrentar isso tudo. Eu amo está participando disso aqui”, ressaltou Régia.

O Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade promove ações que vão além dos exercícios físicos, realiza campanhas socioeducativas e eventos cívicos, esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes domésticos.

Cessão de imóvel

Ao fim do evento, o governador em exercício informou que o Estado cedeu à Associação Cearense Assistencial às Pessoas com Deficiência (ACAPD), entidade privada sem fins lucrativos, o imóvel público localizado na Rua Liberato Barroso, nº 1475, Centro, Fortaleza, popularmente conhecido como Castelinho, para que possa dar continuidade à prestação de serviços na área da educação em benefício de crianças, jovens e adultos com deficiência.