No aniversário do Crediamigo e do Agroamigo, com presidente Lula e governador Elmano de Freitas, BNB anuncia R$ 8,5 bi para agricultura familiar

1 de setembro de 2023 - 13:53

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Ricardo Stuckert/PRe Carlos Gibaja/Casa Civil - Fotos

O BNB reduziu, a partir deste 1° de setembro, a taxa de juros do Crediamigo, que passou de 3,2% para 2,16%

Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Elmano de Freitas prestigiou, na manhã desta sexta-feira (1°), a celebração dos 25 anos do Programa de Microcrédito Produtivo Urbano (Crediamigo) e dos 18 anos de criação do Programa de Microcrédito Produtivo Rural (Agroamigo). A solenidade foi realizada na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, com as presenças do presidente do BNB, Paulo Câmara; dos ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; e Camilo Santana, da Educação; além de outras autoridades.

Ao parabenizar os programas Crediamigo e Agroamigo, o presidente Lula defendeu o fortalecimento de iniciativas que realizem sonhos e assegurem dignidade e respeito a quem mais precisa.

“Dinheiro na mão de muita gente vai gerar mais emprego, mais comércio, mais fábricas. A economia vai crescer e, crescendo, deve ser distribuída. É benefício para o País acreditar no povo trabalhador. O povo pobre tem uma coisa que a gente não encontra em shopping e em universidade. Povo pobre e trabalhador tem muito caráter, porque a única coisa que ele tem é o seu próprio nome. Hoje, no Brasil, temos milhares de homens e mulheres que querem ser empreendedores. E o Estado pode dar o primeiro voto de confiança dessas pessoas. O Banco do Nordeste é muito importante para este país”, pontuou.

Na oportunidade, o BNB anunciou a aplicação de R$ 8,5 bilhões para agricultura familiar no âmbito do Plano Safra 2023-2024. Ao todo, o Plano Safra, programa do Governo Federal, conta com R$ 71,6 bilhões em crédito rural.

Inclusão socioeconômica

Lançado em 1998, o Crediamigo se consolidou como o maior programa de microcrédito do Brasil, oferecendo crédito produtivo e orientado para criação e fortalecimento de pequenos negócios. O programa atende, atualmente, cerca de dois milhões de pessoas em quase dois mil municípios na área de atuação do BNB. A carteira ativa tem mais de R$ 6 bilhões, com mais de um milhão de clientes ativos. No Ceará, de 1997 a 2023, foram realizadas 18,78 milhões de operações, com R$ 34,25 bilhões aplicados.

O Agroamigo, lançado em 2008, atende 1,3 milhão de produtores rurais com microcrédito. A carteira ativa do programa é de R$ 6,6 bilhões. Hoje, o programa contrata, por dia, 2.300 operações, ajudando na geração de renda, ocupação e realização de sonhos. Por meio do programa Agroamigo, de 2005 a 2023, foram realizadas 959,63 mil operações, com R$ 3,72 bilhões aplicados em todo o Ceará.

O governador Elmano de Freitas destacou o impacto dos programas para a melhoria da qualidade de renda e vida dos empreendedores e agricultores nordestinos. “No Nordeste, milhares de famílias sofrem a força bruta da desigualdade e da falta de oportunidades. É muita alegria ver que as mais longínquas comunidades sabem que podem transformar suas vidas. Muitas Marias, Cíceros e Franciscos contam com o Crediamigo e o Agroamigo”.

São beneficiadas cearenses, como a agricultora Maria do Socorro Nascimento, de Missão Velha. “Sou filha de agricultores e trabalho como artesã do barro há 34 anos. Há 17 anos, sou cliente do Agroamigo. Eu fiz o primeiro [financiamento] e, desde então, caminho junto com o Agroamigo e o Banco do Nordeste. Meu artesanato tem o nome de Mão na Massa, que hoje é Museu Orgânico e integra a rota nacional de turismo do Sesc. O Agroamigo me arrancou do chão e quero continuar crescendo com essa força”, garantiu.

Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, garantiu que continuará ampliando os programas, que são referências em toda a América Latina. “Precisamos avançar, e nesse sentido estamos adotando outras ações para esses programas. Para o Crediamigo, novos recursos da ordem de R$ 1,8 bilhão serão aplicados no segundo semestre de 2023, relativos ao FNE [Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste]. A expectativa é de chegar a mais de dois milhões de clientes beneficiados. Sairemos de 700 mil para mais de 2,7 milhões de operações. Em 2024, nossa meta é chegar a mais de R$ 4 bilhões do FNE, no âmbito do Programa Nacional de Crédito Produtivo Orientado, garantindo acesso ao fundo por mais de 3,5 milhões de operações”, afirmou.

Nesse sentido, o BNB reduziu, a partir deste 1° de setembro, a taxa de juros do Crediamigo. As novas operações contratadas contarão com taxas a partir de 2,16%. “A média praticada no primeiro semestre era de 3,2%. A expectativa de desembolso em 2023 chega a mais R$ 12 bilhões, 20% a mais do que em 2022, com um tíquete médio de operações girando em torno de R$ 3 mil, beneficiando mais de dois milhões de clientes”, disse Paulo Câmara.

Ainda segundo ele, o BNB vai contratar mais de 150 agentes de microcrédito para atuarem no Programa Desenrola Brasil, do Governo Federal. O Banco também continuará ampliando financiamentos para a agricultura familiar, incentivando a participação das mulheres, além de apoiar a produção de energias renováveis.