Em Mucambo, área de quase 45 mil metros quadrados é requalificada pelo Governo do Ceará

27 de julho de 2023 - 08:57

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun- Casa Civil - Foto

Mais áreas de convívio comunitário, lazer e esporte visando a saúde e o bem-estar do povo cearense. O governador Elmano de Freitas entregou, na noite desta quarta-feira (26), a urbanização no entorno da lagoa do município de Mucambo. O evento também contou com a presença da senadora da República, Augusta Brito; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; do prefeito de Mucambo, Canarinho, e outras autoridades.

“É um dia muito importante para o povo de Mucambo e para mim também, pois estamos festejando essa conquista importante para o município”, comentou o governador. Sendo uma marca reconhecida do Governo do Ceará, agora Mucambo tem uma área de lazer e esporte de qualidade.

Relembrando os seus tempos de morador de cidade do interior, o governador ressaltou a importância de um espaço público como o inaugurado nesta quarta-feira (26). “É bonito demais ver uma obra dessas. Eu sou de cidade pequena, filho de agricultor e de professora, que teve que ir pra Vapital para se formar em Direito. E em cidade pequena, eu sei que é muito importante ter um espaço desse, de beleza e de encontro. Porque precisamos disso na sociedade, porque são nesses momentos que fazemos amizades e isso é a melhor coisa que a gente faz na vida”, ressaltou.

A senadora da República, Augusta Brito, que lutou pela obra quando ainda era deputada, comemorou esse momento histórico para o município de Mucambo. “Estou muito feliz de poder estar nesse momento, porque isso foi uma luta de muitos anos. A população da cidade de Mucambo há muito tempo sonhava com isso”.

Requalificação

A requalificação do local, que leva o nome de Parque das Carnaúbas Raimundo Inácio, é um sonho antigo dos mucambenses como a jovem Elane, que saiu de casa para ir dar uma caminhada no entorno da lagoa. Satisfeita com o que encontrou, a jovem comemorou a conquista. “Ter um lugar assim para gente ter um lazer é importante. Vai fazer diferença na cidade”.

Agora, a população de Mucambo tem uma ampla área adequada às práticas esportivas, encontro das famílias e socialização. São 43,5 mil m² requalificados, que passaram por serviços de urbanização e paisagismo, além da implantação de um conjunto de equipamentos de lazer.

A lagoa foi cercada por passeios pavimentados, integrados com ciclovias, assentos e áreas verdes. A ponte sobre a lagoa também foi recuperada, e no local ainda foram construídos um mirante, dois quiosques, dois estacionamentos, um skate park, um campo de areia, um anfiteatro e sanitários com acessibilidade para cadeirantes.

Responsável pela obra, o superintendente da Obras Públicas, Quintino Vieira, destacou a importância de obras desse porte tanto para o município quanto para toda a região. “Tenho certeza que isso aqui vai tornar um fim de semana agradável [para a população], um local para as pessoas passearem. Isso torna Mucambo um lugar maior. E quando algo assim é inaugurado, não ganha só o município, mas ganha toda a região”.

As intervenções foram acompanhadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), somando aproximadamente R$ 2,63 milhões de investimentos, oriundos do Tesouro do Estado.

O prefeito de Mucambo, Canarinho, agradeceu: “É uma felicidade muito grande estar acompanhando a entrega do tão sonhado Parque das Carnaúbas. É muito importante para a nossa cidade um local de lazer, um local de caminhada, um local para fazer nossos eventos. Então, é de grande importância essa obra de requalificação”.

Nos últimos anos, o Governo do Ceará investiu mais de R$ 11 milhões em melhorias para Mucambo, incluindo a recuperação de vias urbanas através do programa Sinalize, a construção de uma areninha e uma brinquedopraça. Além disso, Governo do Ceará e Prefeitura assinaram, na noite desta quarta (26), um convênio para a pavimentação em pedra tosca e anunciaram investimentos para obras do Açude do Oitis na cidade.