Títulos de terra são entregues em Camocim no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural

25 de maio de 2022 - 15:02 # # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicaçāo institucional - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Ter o registro legal de sua propriedade rural é o sonho de muitos pequenos agricultores. E foi justamente na data em que se comemora o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, 25 de maio, que Manuel Araújo, 58 anos, morador da comunidade de Baixa Grande, em Camocim, recebeu o documento de sua terra, local onde planta cajueiro. “Moro lá desde quando nasci. É uma alegria imensa, pois a gente não tinha o registro. Agora, está documentada e podemos até fazer um empréstimo para investir na propriedade”, comemorou o sr. Manuel.

Ele foi um dos 154 agricultores rurais de Camocim que receberam do Governo do Ceará a titulação de suas propriedades, nesta quarta-feira (25). O assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento agrário. “Você pode adotar todas a políticas para a agricultura, mas se você não tiver feito a regularização fundiária é mesmo que nada. Por isso que o Governo do Ceará tem priorizado, pois é extremamente importante”, disse Nelson.

Esse trabalho é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) que, desde 2007, já realizou a medição em mais de 240 mil imóveis rurais e titulação de mais de 115 mil.

“Não existe um estado na América Latina que mais tenha feito regularização fundiária. É o pilar central para o desenvolvimento, gerar renda, emprego, fazer a economia rodar e melhorar a qualidade de vida. Eu sei a importância disso para a pessoa que está a vida inteira na terra e não tinha o documento”, enfatizou José Wilson Gonçalves, superintendente do Idace.

A prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, corroborou sobre a relevância da atitude para a população agrícola. “Esse benefício vai servir para muitos proprietários, que é a legalização da terra. Isso é uma ação que realmente importa para a vida dos trabalhadores”, comentou a gestora.