Em Pires Ferreira, 103 agricultores familiares são beneficiados com o Programa de Regularização Fundiária

23 de junho de 2022 - 14:43 # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Texto
Helene Santos Fotos

A manhã desta quinta-feira (23) foi de alegria para agricultores familiares do município de Pires Ferreira. O Governo do Ceará, através do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), entregou a 103 homens e mulheres do campo os títulos de suas propriedades rurais, promovendo a regularização fundiária desses imóveis.

A solenidade contou com a presença do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, que ressaltou a importância do Programa de Regularização Fundiária na vida dessas famílias. “As pessoas que moram na terra há muito tempo se sentem felizes quando recebem o documento e passam a ser donas de fato e de direito. Isso é muito simbólico. E além disso, elas passam também a ter acesso a políticas públicas de crédito, podendo investir na produção”, destacou Nelson.

Em Pires Ferreira, o Idace cadastrou 506 imóveis rurais. Desse total, 379 não tinham registro. Com essa nova entrega de títulos, restam apenas 118 para serem regularizados.

A prefeita municipal Lívia Muniz comemorou a iniciativa do Estado de levar esse trabalho até as famílias da zona rural do município. “Esse é um momento histórico para os agricultores de Pires Ferreira. Hoje, celebramos essa parceria brilhante com o Governo do Ceará, que trouxe esse grande benefício para a agricultura familiar”, comentou Lívia.

Em todo o Ceará, mais de 241 mil imóveis rurais já foram cadastrados pelo Idace, dos quais mais de 115 mil tiveram seus títulos emitidos. José Wilson Gonçalves, superintendente do Idace, fala de como é gratificante dar essa oportunidade ao agricultor de ter sua propriedade regularizada e da referência que o Ceará se tornou na área.

“Quem sabe a importância que é regularizar a terra são aquelas pessoas que estão de geração em geração morando na terra e nunca tiveram a oportunidade de regularizar. O Ceará é referência na América Latina nesse trabalho. Já fizemos em 136 municípios”, enfatizou o superintendente do Idace.

Eliseu Gomes, 64 anos, mora na comunidade de Tabuleiro desde quando nasceu. O terreno era de seus pais e hoje o agricultor cria ovelhas e bodes em um espaço de 22 hectares. Ciente da importância do documento da propriedade, Eliseu confidenciou que pretende aderir a alguma política de crédito para melhorar sua geração de renda. “É uma alegria muito grande, porque se a gente quiser investir mais na propriedade podemos fazer um empréstimo no banco e produzir mais”, disse o criador.