Maior concurso público da história do ensino superior do Ceará terá 663 vagas para professores efetivos

1 de fevereiro de 2022 - 15:45

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner, Tiago Stille e George Braga - Fotos

Governador Camilo Santana detalhou que novos profissionais são um marco também para nova fase de regionalização das universidades cearenses

No bate-papo virtual tradicional com a população via redes sociais, realizado nesta terça-feira (1º), o governador Camilo Santana anunciou detalhes do concurso público para as universidades Estadual do Ceará (Uece), Regional do Cariri (Urca) e Estadual Vale do Acaraú (UVA), com um total de 663 novas vagas para professores efetivos.

“Vamos lançar esta semana uma política de regionalização e interiorização das universidades Urca, Uece e UVA. E, portanto, vamos não apenas substituir professores temporários, como ampliar, pois vamos precisar de novos professores para os novos cursos a serem disponibilizados em campi novos em várias cidades do Interior cearense, com o objetivo de levar o ensino superior mais próximo da população de todo o Estado. Conversei com os reitores, e com o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Carlos Décimo, e vamos lançar o maior concurso da história de universidades estaduais, com um total de 663 novas vagas para professores efetivos universitários: 365 para a Uece, 184 para a Urca, e 114 para a UVA”, destacou Camilo Santana.

Agenda

O governador recapitulou a agenda dos últimos dias. Entre os destaques, o Governo do Ceará entregou 82 viaturas, de modelo SUV 4×4, para reforçar o policiamento ostensivo e integrado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) em Fortaleza e no Interior. A solenidade de entrega foi realizada na Lagoa da Parangaba, nesta terça-feira (1º). O investimento foi de R$ 18,6 milhões na aquisição dos novos veículos que serão essenciais para auxiliar os profissionais de segurança na proteção e combate ao crime em diversas cidades do Estado.

A terceira edição do Jovem Gestor aconteceu na última segunda-feira (31). Com apenas 16 anos de idade, Rendiele Flor teve a oportunidade de vivenciar de perto como são tomadas as principais decisões do Estado, ao se tornar a terceira jovem gestora do Governo do Ceará. A estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Governador Adauto Bezerra, em Crato, ao lado do governador Camilo Santana, participou de reuniões, inaugurações, visita a obras e demais agendas oficiais do chefe do Executivo cearense. Entre as visitas de obras, Rendiele e o governador estiveram no Centro Integrado de Segurança Pública e no Hospital Universitário, no Campus da Uece. No mesmo dia houve reunião com diretores da Amazon, com a presença do novo CEO Andreas Tarta, e outra com o CEO da South Athletic Gold, sobre planos para exploração de ouro em Pedra Branca.

#CamiloResponde

Entre questionamentos a respeito de obras em estradas, de pronto, o governador, reforçou o canal de informações da Superintendência de Obras Públicas (SOP) no WhatsApp para registro de reclamação sobre as estradas, sugestões ou elogios: (85) 98404-9800.

Uma das perguntas, enviada por Humberto Melo, foi sobre a necessidade de melhorias na CE-040 em Fortaleza. Camilo respondeu:  “Precisamos recuperar o trecho entre o Iguape até a entrada (da sede) de Aquiraz, além do trecho que vai do limite de Fortaleza com Eusébio até chegar à altura da Casa José de Alencar. Tudo já está sendo viabilizado pela SOP”. Ele também adiantou que há projeto para iluminar melhor o mergulho da rodovia sob o viaduto do Anel Viário e ressaltou que a mesma rodovia já foi recentemente recuperada do acesso ao Cambeba até as proximidades do Palácio Iracema.

Francisca Vieira perguntou sobre o atraso do pagamento do benefício do Cartão Mais Infância, e o governador entrou em contato com a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) para dar resposta forma imediata. ” A SPS informa que houve mudança no sistema de pagamento, e isso ocasionou o atraso no mês de janeiro, que está agendado para ser pago na próxima sexta-feira (4). Os pagamentos serão normalizados no próximo dia 15, com o pagamento de fevereiro já agendado, e todo dia 15 em diante as 150 mil famílias cearenses receberão seus pagamentos”, explicou.

Sobre o benefício do Vale-Gás, dúvida de Ana Cleide Araújo, da cidade de Ematuba, Camilo Santana informou que, após a entrega realizada em dezembro, para cerca de 225 mil famílias, o Estado liberará em breve o primeiro Vale-Gás de 2022. “O Vale-Gás virou política pública, e será distribuído três vezes por ano, e em breve a primeira leva de 2022 será liberada, com previsão de sair até o final de março”, disse.

Gilberto Souza, em Pedra Branca, agradece o projeto Sinalize, implantando na sua cidade. O governador falou um pouco sobre o Sinalize, que contribui para a implementação de vias municipais mais seguras, com bom pavimento e boa sinalização vertical e horizontal nas cidades cearenses. “Já concluímos 96 municípios com o Sinalize, que visa melhorar as ruas e sua sinalização. Os municípios têm a responsabilidade com as suas ruas, mas o Estado entra em parceria com os municípios para aplicar essas melhoras na infraestrutura e condições das ruas. E, continuando, vamos atingir aos 184 municípios cearenses”, informou Camilo, que também disse que em breve estará inaugurando o batalhão do Raio em Pedra Branca.

Sobre investimentos no Interior, Camilo destacou que promove investimentos e incentivos, além de prover a infraestrutura – como estradas, galpões, e instalações nas cidades –  para que as empresas se instalem nos mais diferentes municípios cearenses. Ainda sobre o assunto de geração de emprego e renda, apontou um dado positivo para o Ceará. “O Ceará encerrou o ano de 2021 registrando a criação de 81.460 novos postos de trabalho, apesar das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados na última segunda-feira (31), pelo Ministério do Trabalho.”

Vacinas salvam vidas

Camilo Santana finalizou o bate-papo com os internautas lembrando que a pandemia não acabou. Reforçou a importância do uso da máscara e de praticar o distanciamento social, mas, mais ainda, enalteceu o poder positivo das vacinas neste momento. “Estamos avançando por conta da vacinação. Vejam só a importância das vacinas nesta terceira onda, que está sendo mais curta, mais rápida, mas mais agressiva. Contudo, os casos são leves para as pessoas que se vacinaram com pelo menos duas doses. Mais de 90% dos casos que estão internados e em estado grave, são pessoas com comorbidades ou aqueles que não se vacinaram. Vamos seguir a ciência, e não os negacionistas. O mundo inteiro tem mostrado a eficiência e eficácia das vacinas. Vacinem seus pais, seus filhos e suas crianças, eu vacinarei os meus dois filhos, Pedro e Luiza, assim que for possível. Eu espero que vocês, pais, façam o mesmo com as suas crianças”, finalizou o governador do Ceará.