Economia cearense segue acima da média nacional e PIB registra alta de 6,63% em 2021

22 de março de 2022 - 15:18

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional - Texto
José Wagner, Tiago Stille e Ascom Casa Civil - Fotos

A soma de todas as riquezas geradas no Ceará em 2021 cresceu 6,63% se comparada ao ano anterior, registrando um aumento de dois pontos percentuais a mais que a do Brasil. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) estadual foi anunciado pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (22), durante seu bate-papo com a população pelas redes sociais. No último trimestre (outubro, novembro e dezembro) do ano passado, o estado também obteve avanço de 3,44% – quase três pontos percentuais a mais que a média brasileira (0,5%).

O crescimento acima da média do país mostra que o Ceará está no caminho certo, na visão de Camilo Santana. “Conseguimos ter um crescimento maior que o do Brasil ano passado. O PIB é o somatório das riquezas de um estado, de um país. Ele diz se um país está crescendo, um estado. Quando ele cresce significa mais empregos para as pessoas. Isso mostra que estamos no caminho certo. Sei que os desafios são enormes, mas queremos trabalhar cada vez mais para gerar empregos para as pessoas e o estado possa crescer”, ressaltou o governador. Entre os setores de destaques, houve um crescimento na indústria cearense de 13,35% e o setor de serviços registrou avançou de quase 6%.

Esclarecimentos

Durante a transmissão, Camilo Santana foi questionado a respeito do pagamento do programa Bolsa Atleta e ligou para o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, que informou sobre a situação. “Com a mudança do sistema da Secretaria da Fazenda, nós tivemos um problema de comunicação com o banco Bradesco. A informação que temos é que até sexta-feira (25) estará sendo normalizado e o pagamento realizado”, explicou Rogério. Cerca de 4.200 atletas são beneficiados com a iniciativa no Ceará.

Sobre infraestrutura viária, o governador também respondeu algumas perguntas dos cidadãos sobre novos trechos. O chefe do Executivo estadual informou algumas rodovias que serão contempladas com o novo pacote do programa Ceará de Ponta a Ponta. Sobre a CE-166, que liga Cariús a Farias Brito, Camilo disse que o trecho está entre os beneficiados. “Vamos ainda fazer o projeto, a licitação. É uma CE nova, que vai diminuir o tempo para você chegar ao Crato, Juazeiro do Norte”, disse. Outros pontos que receberão pavimentação asfáltica são a estrada que liga os distritos de Flamengo (Saboeiro) a São Paulinho (Acopiara), e a via que vai da comunidade da Cajueiros (Tabuleiro do Norte) até a divisa com o Rio Grande do Norte.

Perguntas também sobre a distribuição do Vale-gás Social foram feitas. O gestor informou que o Estado já repassou este mês. “Foram mais de 209 mil vales entregues. A gente manda para as secretarias dos municípios e eles fazem a entrega. São três botijões distribuídos por ano”, disse. Com relação à entrega de notebooks a professores da rede pública estadual, Camilo Santana avisou que eles “serão entregues até o fim deste mês. Todos os professores irão receber para ajudar na preparação das aulas, conectividade”, lembrou.

Paulina Flávia, moradora de Beberibe, enviou uma mensagem ao governador durante a conversa informando que estava com dificuldade para fazer sua inscrição no programa CNH Popular, lançado na manhã desta terça-feira. Camilo Santana entrou em contato com Maximiliano Quintino, superintendente do Detran, que descreveu a situação. “Estamos com quase 7 mil inscritos. A cada três segundos ocorrem duas inscrições. Verificamos se alguns municípios estão tendo problema, mas não está ocorrendo. Em Beberibe, já temos 51 pessoas inscritas. O que há é uma grande movimentação”, explicou Maximiliano. O governador disse que o site do Detran está aberto para inscrições desde 9 horas.

Curso de formação da PM

Algumas pessoas pediram informação sobre a previsão para o início do curso de formação dos futuros policiais militares que prestaram o último concurso realizado pelo Governo do Ceará. Por telefone, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, informou em que etapa a seleção se encontra. “Hoje, sai o resultado publicado pela banca, que é a Fundação Getúlio Vargas. Tivemos alguns questionamentos judiciais, que acabaram alterando o cronograma inicial, mas assim que publicado (no Diário Oficial do Estado) esse resultado já vamos chamar o pessoal para apresentar os exames médicos e correr com o procedimento junto à Secretaria de Planejamento para que sejam convocados. Nossa previsão é tentar ainda nos últimos dias de março iniciar o curso com esse pessoal que vai ter o resultado homologado hoje”, detalhou Caron.

Camilo Santana reforçou que o concurso público era, inicialmente, para 2 mil vagas, mas pela expansão de batalhões pelo estado, o Governo resolveu ampliar para 3 mil vagas. “Não temos medido esforço para fortalecer as nossas equipes de segurança e garantir mais tranquilidade para a população cearense”, enfatizou o governador.