Horizonte recebe brinquedopraça do Governo do Ceará

27 de agosto de 2021 - 08:28 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes e Tatiana Fortes - Fotos

Brinquedopraça e academia ao ar livre em Horizonte teve um investimento total de R$ 155,5 mil

O Governo do Ceará entregou nesta terça-feira (24) sua brinquedopraça de número 151, no município de Horizonte, na Grande Fortaleza. Por meio de transmissão virtual, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, conduziu a entrega de mais esse equipamento que faz parte do Programa Mais Infância, e ao seu lado estavam a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e a assessora especial do governador, Janaína Farias. O equipamento possui também uma academia ao ar livre e seu investimento total é de mais de R$ 155,5 mil. Por meio do Programa Mais Infância Ceará, já são 297 equipamentos voltados ao desenvolvimento infantil, sendo 151 brinquedopraças.

“A brinquedopraça traz ludicidade, fortalece o vínculo da criança com a comunidade e sua família. Com o plantio de mudas as crianças entendem como uma cidade arborizada muda a vida de todos, eles aprendem a respeitar a natureza, ao próximo, e a preservar o espaço público. Nossas crianças são nosso presente e nosso futuro”, disse Onélia Santana, que aproveitou para enaltecer a parceria com a Prefeitura de Horizonte.

Os espaços de lazer para as crianças são áreas cercadas de 250m², com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

“Em um futuro próximo o povo do Ceará vai se lembrar para sempre desse programa e seus equipamentos, e que se tornou uma política pública em nosso Estado, e muda diariamente a história e a vida de muitas famílias de todo o Ceará. É brincando que se aprende, e o Mais Infância é o maior programa de desenvolvimento infantil do Brasil e está no Ceará, premiado e reconhecido”, apontou a secretária Socorro França. A primeira-dama do Ceará informou ainda que o município de Horizonte será contemplado com uma brinquedocreche, assim como cada um dos municípios do Ceará, e um Centro de Educação Infantil (CEI).

A academia ao ar livre, com área total de 90m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Política de Estado

Janaina Farias fez questão de ressaltar o tamanho do carinho da primeira-dama, Onélia, pelas crianças do Ceará ao criar o Mais Infância. “A primeira-dama envolveu todos os secretárias do Estado e fez com que o Programa Mais Infância tenha eixos essenciais para a primeira infância, e assim a estabelecessem como uma grande política pública no Estado. Investir na Infância é um ganho que vamos colher em médio prazo, mas que vale muito, o Mais Infância Ceará é um programa de desenvolvimento infantil modelo não apenas no Brasil, mas que está sendo reconhecido também fora do País.

Para a moradora de Horizonte, Aline Brandino de Carvalho, a brinquedopraça está agregando muito para a comunidade local. “Não sou daqui, mas de São Paulo, e desde que nos mudamos para cá sentimos essa necessidade de ter um espaço como esse aqui na cidade. É muito bom, principalmente para as crianças, além de movimentar mais o bairro, o deixa mais seguro e bonito. É melhor para nós como sociedade”, celebrou a pastora da evangélica missão urgente.

Educação Ambiental

Na entrega, crianças de cada município realizaram a plantação de mudas nos jardins das praças, com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doaram plantas para a população local. A ação, que tem o intuito de despertar a importância do ecossistema, garante o espaço do brincar mais agradável e estimula o desenvolvimento infantil. No total, já foram realizados o plantio de 3 mil mudas e mais de 2,8 mil doações de plantas arbóreas, frutíferas e ornamentais.

Já o prefeito Nezinho Farias era só gratidão ao Governo do Ceará, e de forma especial à primeira-dama. “Onélia tem demonstrando que é a primeira-dama que mais trabalha pelo povo cearense nos últimos anos. Em breve vamos inaugurar aqui o Centro de Educação Infantil (CEI), mas quero deixar registrado que já protocolei o pedido de que possamos fazer mais seis equipamentos iguais a esse aqui, mas o município se compromete a pagar a metade de tudo”, informou o prefeito de Horizonte. Ao seu lado estavam o vice-prefeito, Rafael das Casas, e a primeira-dama do município, Jô Farias e a esposa do vice-prefeito, Jordana Tavares.