Jaguaribe comemora festa da padroeira com entrega de títulos de terra

29 de janeiro de 2020 - 14:15 # # #

André Gurjão - Texto e Fotos

A festa de Nossa Senhora das Candeias, padroeira de Jaguaribe, ficou completa com a entrega de 362 títulos de propriedade rural na manhã desta quarta-feira (29). “Esse papel é um documento de valor que serve pra tudo que se possa imaginar e veio de graça para nós”, atestou Edmilson de Amâncio, agricultor de 69 anos atendido pela política de regularização fundiária do Governo do Ceara.

Com a posse definitiva do terreno, o agricultor do Sítio Jenipapeiro declara, por exemplo, ser de fato e de direito agricultor familiar e garante a própria aposentadoria. Além disso, assegura a propriedade como herança para as duas filhas e a esposa e pode solicitar um empréstimo em banco público no valor mínimo de R$ 20 mil para poder melhorar o cultivo de milho, sorgo e capim elefante para alimentação do gado.

“Na verdade, apenas hoje estão sendo entregues 362 títulos. Está é a terceira solenidade e, na totalidade, já atingimos a marca de 1.203 documentos da terra entregues em três eventos, observou o prefeito José Abner. “Estamos atingindo quase a metade da meta prevista aqui em Jaguaribe e isto tem o significado de cidadania”, complementou o secretário de Pesca do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei de Sousa.

“Cidadania que nada mais é que o reconhecimento de que a terra em que o homem e a mulher do campo trabalharam por tantos anos pertence a ele e a sua família”, frisou o secretário. “Além disso, a parceria entre Idace e Incra é muito importante para a execução desta política pública e não tenho dúvida que voltaremos, ainda neste ano, para entregarmos mais títulos”, concluiu o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins.