Projeto São José III: Governo do Ceará entrega tratores em comunidades de São Luís do Curu

16 de março de 2019 - 21:55 # # # # #

Wilson Zanini - Repórter
Thiara Montefusco - Fotos

As máquinas foram subsidiadas pelo Projeto São José III, a partir de parceria entre o executivo estadual e o Banco Mundial, somando um investimento de R$ 116 mil.

Dentro do programa de mecanização agrícola promovido pelo Governo do Ceará, com o objetivo de modernizar a agricultura familiar, foram entregues, na tarde desta sexta-feira (15) dois tratores no município de São Luís do Curu.

O município fica a 95 km de Fortaleza e a ação contemplou as associações das comunidades de Melancia dos Castros e Várzea Redonda com um trator para cada comunidade. As máquinas foram subsidiadas pelo Projeto São José III, fruto da parceria entre o executivo estadual e o Banco Mundial, somando um investimento de R$ 116 mil.

O prefeito Chico Abreu resumiu o significado da aquisição dos equipamentos pelas comunidades. “É uma coisa muito bonita ver esses tratores, adquiridos através do respeito do governador Camilo Santana pelo interior do estado. Hoje é um dia muito importante para São Luís do Curu”, atentou.

Acompanhado pelos prefeitos Chico Abreu, de São Luís do Curu e Eliabe Albuquerque, de Paracuru, o assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins participou do ato de entrega, representando o governador Camilo Santana.

Nelson Martins destacou a valorização do homem do campo promovida pelo Governo do Ceara em São Luís do Curu. “Em cada região do estado, de acordo com o que vai ser produzido, as associações, além dos tratores, vão receber os implementos agrícolas adequados, como debulhador, carrocinha, arado. E aqui nós temos uma obra muito importante para o município, que é uma Escola de Educação Profissional que está sendo construída”, explicou.

“A gente fica muito feliz em poder estar aqui hoje, contribuindo, trazendo esses equipamentos para a agricultura familiar do nosso estado. Não podemos mais pensar numa agricultura construída só na força do braço, no cabo da enxada”, disse Lafayete Almeida, coordenador do Projeto São José, representante do secretário De Assis Diniz, do Desenvolvimento Agrário.

Programa de mecanização agrícola

O programa prevê atender 180 comunidades rurais em todo o Estado. Para tanto são investidos R$ 21.729.156,57. As associações comunitárias passam a gerir e manutenir os equipamentos a partir do ato de entrega.

Da enxada à mecanização

O sr. Francisco de Castro é integrante da Associação dos Moradores de Melancia dos Castros. Segundo ele, com a chegada do trator o ritmo e o rendimento do cultivo vão mudar muito.

“Esses tratores servem para limpar uma área, fazer um rôço, virar a terra. Pra nós que cultivamos mandioca no trabalho braçal, além de fazer pouco é judiante demais. Pra se ter uma ideia, uma viração de terra de um hectare é feito manualmente em 100 dias e o trator faz em pouco mais de uma hora. Graças a Deus que nós fomos agraciados”, comemorou emocionado o agricultor de 62 anos.

Ouça

O assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins participou do ato de entrega das máquinas, representando o governador Camilo Santana e reforçou que o investimento no município não se resume apenas aos tratores.

Lafayete Almeida, coordenador do Projeto São José, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, representou o secretário da pasta, De Assis Diniz. Para ele, a ideia da valorização do homem do campo, com investimento em educação e tecnologia, é uma forma de incentivo à permanência dos produtores na zona rural.

O prefeito Chico Abreu reconheceu o esforço do governo em olhar para o povo do interior.