Governo do Ceará entrega 98ª brinquedopraça e academia ao ar livre à população de Jaguaretama

13 de novembro de 2019 - 11:07 # # # # # #

Wilson Zanini Texto
Thiara Montefusco Fotos

Jaguaretama, município cearense da região do Vale do Jaguaribe, distante em 245 km de Fortaleza, recebeu do Governo do Ceará, nesta terça-feira (12), a 98ª brinquedopraça instalada no Estado e uma academia ao ar livre.

Animados, adultos, crianças e idosos lotaram a Praça Benigno Bezerra para participar do evento de inauguração dos equipamentos. O espaço infantil é pensado para a brincadeira e o desenvolvimento das crianças, ao tempo que os adultos e pessoas da maior idade podem usufruir da academia, como um espaço de prática esportiva, encontro e socialização.

As crianças do município foram tomadas por um misto de alegria e ansiedade, que só amenizou depois do desenlace da fita de inauguração, realizado pelas mãos do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; pelo secretário Francisco Ibiapina, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e pelo prefeito Francico Glairton.

Nelson Martins, que presidiu a solenidade, representando o governador Camilo Santana, falou sobre a brinquedopraça. “O que o governador pensou? Como nós estamos bem na educação fundamental, média e superior, vamos cuidar bem das nossas crianças. Por isso que ele e a primeira-dama criaram o Mais Infância. Essa é a 98ª brinquedopraça inaugurada no Ceará. Ou seja, é uma preocupação que esse programa tem pra cuidar das nossas crianças. Esse é o objetivo principal do Mais Infância”, comentou.

Segundo Francisco Ibiapina, é um orgulho para a Secretaria de Proteção Social fazer parte do Programa Mais Infância. “Eu queria trazer uma mensagem da secretária Socorro França. Uma mensagem de satisfação e orgulho em estar participando de um programa tão bonito como é o Mais Infância. Um programa que já foi reconhecido nacionalmente como uma das melhores iniciativas que está sendo feita para a primeira infância no Brasil, hoje. Um programa que tem uma atenção integral com a criança, que busca acompanhar a criança desde antes do seu nascimento. Depois vem o Tempo de Aprender, o Tempo de Crescer e por fim, o Tempo de Brincar”, disse. “Esse equipamento qualifica o espaço público. Ele permite que as famílias venham e participem desse momento junto com seus filhos, fortalecendo vínculos e fazendo com que Jaguaretama seja uma cidade mais feliz”, concluiu.

“É um ganho muito grande para a população. Nós temos que agradecer o investimento ao governador e à primeira-dama Onélia. Nós estamos muito satisfeitos. Ficou muito bom, porque a família vem, o pai fica fazendo exercício e a criança fica brincando vizinho”, disse o prefeito Francisco Glairton.

Luís Pimenta Filho, de 69 anos, avô de Luís Guilherme de três anos, aprovou os novos espaços. “Antes não tinha espaços como esses. Eu vou usar diariamente isso aqui. Eu uso a academia, enquanto o meu netinho usa o parquinho. Nós aprovamos muito essa iniciativa”, disse o aposentado, acompanhado da esposa Maria Marilac Bezerra, de 70 anos.

A brinquedopraça

É um espaço lúdico para crianças de dois a 12 anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar.

São 240m² de área cercada, com piso anti-impacto e oito brinquedos, como: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Para a sua construção foram investidos R$ 180 mil.

Academia ao ar livre

São 100m² que disponibilizam 11 equipamentos voltados para o fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Dentre os equipamentos temos o simulador de esqui, de bicicleta, caminhada e cavalgada, alongador de três alturas e multiexercitador com seis funções. Foram utilizados recursos de R$ 20 mil para a implantação do espaço.

O evento contou ainda com a participação dos deputados estaduais Antônio Granja e Leonardo Araújo.