Madalena recebe a 95ª brinquedopraça inaugurada pelo Governo do Ceará

17 de outubro de 2019 - 11:49 # # #

Wilson Zanini Texto
Marcus Studart Fotos

As crianças de Madalena comemoraram a chegada de um espaço especial para brincar, socializar e se divertir. É que o Governo do Ceará inaugurou uma brinquedopraça no município, na noite desta quarta-feira (16).

Motivo suficiente para Gemima Silva, mãe do Miguel Silva, de três aninhos, comemorar e se emocionar. “Esse espaço é bom para todas as crianças, principalmente para o meu filho, que é deficiente. Isso aqui é um incentivo, não tem lugar melhor para as nossas crianças brincarem”, comemorou a moradora de Madalena, de 19 anos.

O assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, acompanhado do secretário executivo da Proteção Social (SPS), Francisco Ibiapina, presidiu a solenidade, representando o governador Camilo Santana e a Primeira-dama, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância.

“Essa é a 95ª brinquedopraça inaugurada no Estado. Tanto as brinquedopraças quanto as areninhas e as academias ao ar livre têm tido um grande sucesso, porque é o tempo todo lotado”, disse Nelson Martins. “O espaço é importante para a saúde e para o desenvolvimento das nossas crianças”, concluiu.

Segundo Francisco Ibiapina, é um orgulho para a Secretaria de Proteção Social fazer parte do Programa Mais Infância. “É um programa quecé interserorial abrange várias áreas e que busca atender às crianças em vários aspectos. E a gente tem muito orgulho em participar desta parte do programa que são as brinquedopraças. Em equipamento que é feito adequado para o desenvolvimento infantil”, comentou.

Visita

Antes da entrega da brinquedopraça para a população de Madalena, Nelson Martins, Francisco Ibiapina e a prefeita Sônia Costa visitaram a obra da estação de tratamento de água da cidade, que está quase finalizada.

“Desde a chegada do primeiro brinquedo para montar essa brinquedopraça, queca população da cidade vem curtindo esta brinquedopraça. Só temos a agradecer por tudo que o Governo do Ceará tem feito pela nossa cidade. Vamos, em breve, inaugurar a estação de tratamento, para levar água de qualidade a cada um de vocês, que eu sei que é um grande sonho nosso”, disseca prefeita Sônia Costa.

A brinquedopraça

É um espaço lúdico para crianças de dois a 12 anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar.

São 240m² de área cercada, com piso anti-impacto e oito brinquedos, como: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Cabe ao Estado construir e equipar 95ª das praças em bom estado de uso e de conservação.