Governo do Ceará vai recuperar mais de 76 km em dois trechos de estradas no Centro-Sul e Cariri

26 de julho de 2019 - 10:48 # # # #

Wilson Zanini Texto
Marcos Studart e Thiara Montefusco Fotos

O governador Camilo Santana foi representado pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, e comitiva, nas solenidades que autorizaram o início das obras de recuperação de dois trechos rodoviários, nas regiões Centro-Sul e Cariri cearense, respectivamente, nesta quinta-feira (25). Juntas, as ordens de serviço somam investimentos de quase R$ 10 milhões, empregados na recuperação de mais de 76 km de estrada.

Às 15h, Icó sediou a ordem de serviço para a recuperação de 51 km do trecho que liga o município a Iguatu, beneficiando diretamente os moradores das duas cidades, turistas e demais condutores que utilizam o corredor para deslocamento, escoamento de produção, dentre outros.

Presentes ao evento o deputado estadual Marcos Sobreira; o superintendente adjunto de Obras Rodoviárias da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Felipe Pinheiro e Teobaldo Muniz, representando o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, além de representantes locais.

“Gostaria de agradecer a parceria do Governo do Ceará, não só na área da infraestrutura, como é essa assinatura de ordem de serviço do trecho Icó-Iguatu, mas também de todas as áreas do nosso Estado. Hoje, o Ceará é o estado mais equilibrado do país”, disse a prefeita do Icó, Laís Nunes.

“Esse trecho já estava precisando de reparo. É um trecho muito movimentado. Em muito boa hora o nosso governador anunciou esse pacote de recuperação”, concluiu Laís.

Para a realização dos serviços de reciclagem de base com adição de brita; pavimentação com revestimento asfáltico em TSD (Tratamento Superficial Duplo) e sinalização (horizontal e vertical), o referido trecho receberá investimento de R$ 8,2 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.

“Nós estamos numa maratona de assinaturas de ordens de serviço. Graças a Deus o governador Camilo tem feito muita coisa. Ele lançou esse pacote de recursos e serão 1.713 km de estradas recuperadas, 86 municípios beneficiados e 59 trechos de estrada”, comentou Nelson Martins.

CE-288

Em seguida, a comitiva deslocou-se para Aurora, onde foram autorizados os serviços para recuperar a rodovia CE-288, trecho que vai do entroncamento com a BR-116 até o município. São 26,6 km de estrada que receberão recursos de R$ 1,4 milhão para a execução dos serviços, beneficiando diretamente a população de Barro e Aurora.

“Eu me sinto honrado em estar aqui recebendo essa ordem de serviço. Por muito tempo nós usamos esse trecho para ir para Juazeiro. Nós só temos a agradecer. O povo de Aurora está cada vez mais feliz por essas melhorias”, enfatizou o prefeito de Aurora, Júlio Macedo.

O governador Camilo Santana autorizou, no dia 5 de julho, o pacote de recuperação de estradas danificadas pela quadra chuvosa, com recursos de R$ 220 milhões.

“É um recurso muito significativo. Acho que talvez só o estado de São Paulo tenha R$ 220 milhões como o estado do Ceará, administrado de forma muito cuidadosa pelo governador Camilo Santana. Isso equivale a 15 escolas de ensino profissional. Portanto, eu estou muito feliz em vir assinar essa ordem de serviço”, pontuou Nelson Martins.

Rota alternativa

Morador de Barbalha, o engenheiro Newton Maciel, de 26 anos, afirma que a recuperação da estrada que liga o entroncamento da BR 116 à Aurora oportunizará outra alternativa de acesso ao Cariri. “Cria uma nova rota entre as cidades, porque hoje, quem vem do Crato para Aurora, tem que vir pela CE-060. O trecho estava com muitos buracos, muitas falhas. Essa recuperação vai trazer muitos benefícios para os moradores de Aurora e das cidades vizinhas”, avaliou.