População de Aurora ganha 20 km de via asfaltada ligando sede e distritos

22 de novembro de 2023 - 14:27 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

O investimento de R$ 25 milhões impacta diretamente moradores das localidades de Ingazeiras e Espinheiro

O governador Elmano de Freitas entregou, na noite desta segunda-feira (20), mais um trecho asfaltado da chamada rodovia Padre Cícero. A obra, que faz parte do programa Ceará de Ponta a Ponta, corresponde à pavimentação da CE-153, que recebeu 19,40 quilômetros de asfalto e sinalização, ligando o distrito de Ingazeiras à sede do município de Aurora.

Acompanhado do deputado estadual Fernando Santana, e do prefeito de Aurora, Marcone Tavares, o governador do Ceará pontuou a importância desse tipo de entrega para vários âmbitos da vida da população e enfatizou o seu compromisso em continuar promovendo desenvolvimento para os cearenses.

“É uma honra para mim estar aqui entregando essa estrada, que vem de uma união de forças que nos permitiu realizar esse sonho de muitas gerações”, ressaltou Elmano. “Essa entrega é uma resposta do nosso comprometimento com a população. Essa estrada é muito importante para aqueles que produzem, que vão vender seus produtos na feira, que precisam se deslocar para um médico, para aqueles que vão estudar. É mais do que só asfalto, é desenvolvimento”, completou.

As rodovias que compõem a malha viária do Estado são foco de constantes melhorias, para proporcionar à população cearense um trânsito mais seguro e eficiente. Com o investimento de R$ 25,2 milhões, as intervenções foram conduzidas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O segmento beneficia não apenas os moradores da sede de Aurora, como também as comunidades dos distritos de Ingazeiras e Espinheiro, por onde a via passa. Além disso, agora os usuários dispõem de um acesso facilitado à CE-288 e à CE-380, já que ambas se interligam com a CE-153.

Dona Arlete, dona de casa e mãe de três filhos, é uma das pessoas que sentiram o impacto da nova rodovia em seu dia a dia. “Isso foi muito bom. Facilitou para gente ir pra cidade, resolver as coisas. E também facilitou para as pessoas que moram por perto, porque a estrada também beneficia eles”, declarou.

O novo trecho pavimentado integra um conjunto de estradas que compõem a chamada rodovia Padre Cícero, que percorre diversos municípios do Interior, cruzando as regiões do Sertão Central, Centro-Sul e Cariri.

“Temos a honra de receber o governador Elmano pela primeira vez em Aurora, nesta noite memorável. Ingazeiras é uma terra banhada pelo Rio Salgado, e abençoada por Nossa Senhora da Conceição. Uma terra de gente trabalhadora, que venceu pela educação e pelo trabalho”, pontuou o prefeito. “Aqui é uma terra de pessoas simples que se fizeram grandes, mas também por muitos anos isolada. Agora, não mais”, completou.

Ceará de Ponta a Ponta

A partir de um trabalho contínuo e estratégico para a melhoria da capilaridade rodoviária, são muitas as possibilidades de rota dentro do território estadual, que contribuem para encurtar caminhos e facilitar a vida dos cearenses, levando desenvolvimento econômico, oportunidades de trabalho, acesso à educação, saúde e lazer.

Nos registros de 2023, pelo Programa Ceará de Ponta a Ponta, foram entregues 227 quilômetros de rodovias pavimentadas, com investimentos de mais de R$ 297 milhões. Seguem em andamento outros 406 km, que se dividem em serviços de pavimentação (250,75 km), duplicação (74,50 km) e restauração (80,84 km), com investimentos que se aproximam de R$ 570 milhões.