Sertão de Crateús recebe investimentos em desenvolvimento agrário e educação infantil

29 de março de 2019 - 15:52 # # # # #

Wilson Zanini Texto
Thiara Montefusco Foto

A manhã desta sexta-feira (29) foi marcada por investimentos na região do Sertão de Crateús. O Governo do Ceará entregou mais de 300 títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária para o município de Poranga e autorizou a construção de dois Centros de Educação Infantil para as crianças de Poranga e Ipueiras.

A solenidade aconteceu em Poranga e teve o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins representando o governador Camilo Santana. Eliana Estrela, secretária da Educação, participou do primeiro momento, onde foram assinadas as ordens de serviço para a construção dos CEIs.

Com os novos Centros, as crianças de 0 a 5 anos dos municípios terão um espaço adequado para aprender e se desenvolver. São ambientes com salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

“O governador e a professora Izolda Cela priorizam a educação e a juventude, desde as crianças pequenas até a universidade. Nós viemos hoje oficializar mais obras, que vão beneficiar crianças, que são os Centros de Educação Infantil. São lugares adaptados para as crianças, que têm toda a infraestrutura. É uma oportunidade importante”, ressaltou a secretária Eliana Estrela.

“Esses Centros de Educação Infantil têm um financiamento do BNDES, junto ao Estado. Através desse financiamento, em parceria com os municípios, o Estado está construindo esses Centros”, informou Nelson Martins.

Com investimento total de R$ 2,4 milhões, as obras têm a supervisão da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). Cada CEI terá capacidade para até 208 crianças.

Ao todo, o Ceará será contemplado com 120 CEIs, sendo que 32 já foram entregues.

 

De acordo com Natalia Mourão, a educação infantil tem recebido uma atenção importante do governo. “Eu vejo a importância que tem se dado para a educação infantil. Muitos veem a educação infantil como menos importante e a gente que está dentro sabe que é a nossa base. A gente fica feliz porque vai concentrar as crianças no Centro e com o ambiente do Centro de Educação Infantil nós teremos uma educação de qualidade”, comentou a coordenadora dos professores de educação infantil de Poranga.

No segundo momento, Nelson Martins, acompanhado do secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Nei e da superintendente adjunta do Idace, Graça Pedrosa, entregou 317 títulos de terra em Poranga.

“Essas famílias vão poder acessar o Pronaf num valor muito maior do que se não tivessem a propriedade da terra. Esse programa foi implantado em 2007 e nesses praticamente 12 anos já entregamos por volta de 83 mil títulos de propriedades no Ceará. E ainda temos aí 20 mil prontos para entregar”, ressaltou Nelson.

Antônio Nei representou o secretário De Assis, da SDA no ato das entregas de títulos. “Estamos trazendo aqui algo extremamente importante, que é o resgate da dignidade do homem do campo. Mais uma vez a comprovação do compromisso do governador Camilo com o povo do Ceará”, disse o secretário executivo.

O município tem 1314 posses e já foram entregues 471 títulos aos proprietários.

O Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária possibilita aos posseiros das terras regularizar o documento de titularidade, alem do acesso a linhas de crédito junto aos bancos.

Benefícios para pessoas como a agricultora Francisca de Melo Carreiro, que se diz aliviada em receber o documento. “É bom esse documento, porque a terra fica garantida, fica melhor pra gente. Eu moro com dois filhos e estou muito feliz e conheço muita gente que está feliz também”, comemorou.

A solenidade contou com as presenças do deputado federal Mauro Filho, do deputado estadual Geová Mota e outras autoridades locais.