Ações do Governo do Ceará melhoram a vida de 377 famílias de Camocim

15 de março de 2019 - 09:14 # # #

Wilson Zanini - Núcleo audiovisual
Thiara Montefusco - Fotos

O Litoral Norte do estado recebeu, nesta quinta-feira (14), duas ações do Governo do Ceará. O primeiro momento marcou a entrega de títulos de proriedade rural, na Escola de Educação Profissional de Camocim, beneficiando diretamente 151 famílias.

Famílias como a da agricultora Maria do Livramento de Araújo, que aos 58 anos passou a usufruir dos benefícios da posse definitiva da propriedade.

“Agora eu tenho um documento que melhora muita coisa pra mim e para os meus filhos. Eu esperei muito tempo por isso. Pensava que nem ia sair. Quando o rapaz passou pra fazer a medição do terreno, foi uma surpresa. Eu estou sossegada, porque sei que a terra que já era minha agora é de fato”, comemorou.

O assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, que no ato representou o governador Camilo Santana, entende a titularidade das propriedades como uma mudança de vida para a população rural.

“Além da pessoa ser a dona da sua terra – que vai ficar para os seus filhos e netos, tem o crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar, o Pronaf, onde o dinheiro é emprestado aos agricultores em condições muito favoráveis. E se a pessoa for dona da propriedade, o banco empresta um valor maior.

Somente em 2019 deverão ser entregues 20 mil títulos de posse rural a cearenses de 104 municípios. A ação faz parte do Programa Cadastro de Terras – uma parceria entre os governos estadual e federal.

“O processo de regularização fundiária do Ceará é o maior do Brasil. Já foram entregues no Ceará, cerca de 80 mil títulos e nós chegaremos aos 100 mil até o final desse ano”, lembrou Nelson.

“É muito emocionante pra nós, que vivenciamos todo esse processo. São 151 títulos, mas o benefício chegará a mais de 300 pessoas aqui no município”, disse a prefeita Mônica Aguiar, durante o seu pronunciamento.

Antônio Nêi, secretário executivo de Pesca da SDA, que no ato representou o secretário De Assis Diniz, do Desenvolvimento Agrário, lembrou que “o governador está se preocupando também com os títulos das casas em vários conjuntos habitacionais de Fortaleza, mas também vai chegar aos municípios do interior do Ceará”, atentou.

Água

A segunda ação do dia foi marcada pela entrega de dois sistemas de abastecimento d’água para as comunidades camocinenses de Moreias e Corguinho, dentro do Projeto São José, que é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Moradores das comunidades, como o sr. Antônio Emiliano Pereira, pescador de 63 anos, acreditam que a água na torneira só vai para melhorar as suas vidas. “Mudou muito, ficou bom. Eu carregava água todos os dias no ombro, então fiquei satisfeito. Não só eu, como toda a comunidade, porque agora tá com água boa”, disse.

“Nós estivemos aqui no ano passado, fazendo a ordem de serviço para essas comunidades. Agora são mais de mil pessoas recebendo água tratada, de qualidade. Para aquelas comunidades que ainda não têm o sistema implantado, no próximo dia 19, dia de São José, o governador Camilo Santana vai estar lançando o Programa São José IV, que são aproximadamente R$ 600 milhões”, pontuou Nelson Martins.

“Comunidades como a de Sítio São Mateus já estão entregando os seus projetos. Vamos preparar essas comunidades para colocá-las no programa. Tem todas as condições de a gente poder ajudar e fazer esse trabalho”, concluiu Martins.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial, o Projeto permitiu que 226 famílias das duas comunidades passassem a ter o benefício da água de qualidade. A implantação dos sistemas teve um investimento de R$ 617.729,07.

“Aqui o sistema está muito a contento da comunidade e por isso a gente fica muito feliz de dividir aqui com o nosso povo essa entrega dos dois sistemas de abastecimento”, comentou a prefeita Mônica.

Participaram das solenidades o superintendente do IDACE, José Wilson Gonçalves; o deputado estadual Sérgio Aguiar e autoridades locais.

Ouça

Somente em 2019 deverão ser entregues 20 mil títulos de posse rural a cearenses de 104 municípios. A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária – uma parceria entre os governos estadual e federal, como confirmou Nelson Martins.

Nelson Martins voltou para a inauguração das duas obras, um ano depois da assinatura da ordem de serviço que autorizou a construção da obra.

Para a prefeita do município, Mônica Aguiar, agradeceu ao Governo do Ceará pela parceria e destacou o significado nas ações para o desenvolvimento do município com abastecimento d’água.