No aniversário de 135 anos de Ipueiras, a população rural recebe 114 títulos de terra

24 de outubro de 2018 - 14:46 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
André Gurjão/SDA - Fotos

O Governo do Ceará esteve presente no município de Ipueiras, no Sertão de Crateús, nesta quarta-feira (24), participando da entrega de títulos de terra para 114 famílias rurais. Na ocasião do aniversário de 135 anos da cidade, o secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil, participou da comitiva estadual para a entrega dos títulos, que contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e da superintendente adjunta do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Graça Pedrosa.

Nelson Martins defendeu a entrega da titularidade das terras, como forma de resguardar e dignificar os produtores rurais. “Primeiro, é uma satisfação pessoal, você passa a ser o dono da sua terra e ninguém pode tomar mais de você. Além disso, o proprietário pode acessar recursos, com juros muito baixos, através do Pronaf, Programa Nacional de Agricultura Familiar”, destacou o secretário.

De Assis Diniz vê a entrega de títulos como “uma possibilidade de o agricultor familiar planejar suas ações, organizar a sua pequena propriedade, além de ter acesso ao crédito, para colocar uma cerca, arrumar o rebanho ou mesmo fazer um açude. A titularidade é uma condição fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou.

“Muito feliz, nesse momento em que a gente comemora os 135 anos de emancipação política de Ipueiras, que a gente brinda os trabalhadores rurais e cidadãos de bem do município e quando a gente vê o Governo do Estado participando da entrega dos títulos. Pra nós é uma satisfação muito grande”, disse o prefeito Neném do Cazuza.

Programa de Regularização Fundiária

De acordo com o último balanço do Idace, 11.529 títulos de terra já foram entregues em todo Ceará neste ano. O balanço ainda inclui a entrega de 372 títulos no município localizado no território dos Sertões de Crateús desde janeiro de 2015.

“É uma alegria estar pela quarta vez em Ipueiras, participando da entrega de títulos de terra. É bom de ver o resgate da cidadania desses agricultores, que agora poderão fazer um financiamento junto às instituições financeiras”, comentou Graça Pedrosa.

O Programa de Regularização Fundiária emitiu mais de 70.000 títulos de terra desde 2007. A iniciativa é uma parceria do Governo do Ceará com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead). A previsão é cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias até 2020.

A conquista da titularidade

Alfredo Guilherme de Carvalho festejou o recebimento do registro. “Esse título de terra vai trazer benefícios para mim, porque eu vou poder deixar as minhas terras para os meus filhos. Eu tenho filho em São Paulo, tenho no Rio e tenho aqui. Agradeço a Deus o que eu recebi e quero deixar para eles”, comemorou o agricultor local, de 70 anos.