Governo do Ceará entrega 21 tratores do Projeto São José em Quixadá

4 de junho de 2018 - 10:31 # #

André Gurjão - Assessor SDA
André Gurjão - Fotos

Terceira entrega de equipamentos agrícolas beneficiou os municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu e Tabuleiro do Norte

O município de Quixadá, no Sertão Central cearense, amanheceu em festa para receber a terceira entrega dos tratores do Projeto São José. No último sábado (2), o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, entregaram 21 tratores a comunidades rurais dos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu e Tabuleiro do Norte.

A solenidade aconteceu na Praça Coronel Nana, na sede do município, e contou com as presenças do secretário do Esporte, Euller Barbosa, e dos prefeitos Ilário Marques (Quixadá), Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Edinho (Banabuiú), Marcondes Jucá (Choró), Roberto da Viúva (Jaguaruana), além de parlamentares da região. “Outros distritos já tinham esse trator e a nossa comunidade não tinha. Agora, vamos poder avançar como nunca na produção e melhorar a vida das nossas famílias”, discursou o presidente da Associação Comunitária Riacho Verde, Antônio Rodrigues.

Em seu discurso, o representante do governador Camilo Santana, Nelson Martins, destacou o montante de quase R$ 2 bilhões em investimentos para a agricultura familiar nos próximos anos. “(Somente) A nova etapa do Projeto São José são mais de R$ 500 milhões para implantarmos projetos produtivos, abastecimento d´água e continuarmos trazendo tratores para as nossas comunidades rurais”, reforçou, citando a agenda institucional que cumpre, junto ao Banco Mundial, a partir da próxima segunda (4), em Brasília (DF).

Ainda segundo ele, o governador Camilo Santana assegurou junto ao Banco Mundial outros US$ 200 milhões para implantar o Programa Malha d´Água, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). “Daqui a mais ou menos três meses, as águas do Rio São Francisco chegarão ao Estado do Ceará a partir do município de Jati. Essa água percorrerá toda região do Jaguaribe e chegará a Fortaleza, através do Eixão (das Águas) e do Canal do Trabalhador. E a função desse programa é funcionar como uma rede de adutoras, saindo dos reservatórios para as sedes dos municípios e para as comunidades rurais”.

“Qual é a vantagem de tudo isso? A vantagem é que a partir dessa tubulação se reduz drasticamente as perdas por evaporação (em comparação aos canais) e entregamos um sistema com maior eficiência entregando em torno de 90% do recurso hídrico captado direto na fonte. E a primeira região a ser beneficiada com esse projeto, podemos anunciar aqui, será justamente o Sertão Central, através do Banabuiú e de outros açudes da região”, assegurou o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Ceará.

“A mecanização é algo muito corriqueiro para o agronegócio, embora para agricultura familiar (ainda) não. Hoje, em Quixadá, entregamos 21 dos 180 tratores que o Governo do Ceará entrega às comunidades rurais. Isso representa uma mudança substancial. A nova ruralidade impõe a necessidade de dialogarmos com as tecnologias que vão garantir a permanência do homem e da mulher vivendo harmoniosamente no campo”, discursou o secretário De Assis Diniz.

Segundo ele, o governador Camilo Santana negociou e autorizou a continuidade e ampliação do Projeto São José “com o investimento de aproximadamente R$ 500 milhões”. “Para garantir projetos produtivos e abastecimento d´água, mas também para que possamos dialogar com as grandes políticas da Secretaria (do Desenvolvimento Agrário): quebrando as amarras e limitações presentes na produção e na comercialização. Os projetos estão habilitados e constituídos e cabe a nós utilizarmos da melhor forma com o olhar sempre voltado ao bem-estar das famílias do campo”, concluiu.

Fé em Deus e no que virá

Ainda nervoso de tanta felicidade, Francisco de Assis Pereira, de 53 anos, aos poucos se acostumava com a novidade que chegou para a Associação Comunitária dos Assentados do Assentamento Francisco Océlio Alves. “É uma alegria muito grande, faz 16 anos que tínhamos esse sonho de um trator para nossa comunidade, e a gente não tinha. Estou muito agradecido a Deus e ao Governo do Ceará por terem nos dado essa oportunidade”, testemunhou.

“Dá para gradear uma terra, carregar uma madeira e dibuiar um milho. Agora sim, a associação não precisa esperar para alugar um trator e vai plantar mais cedo e colher mais e melhor”, assegura confiante sobre o que muda em mais uma comunidade rural do Estado do Ceará. “Nesse ano já vai dar para colher muita coisa (em decorrência da quadra invernosa) e com esse trator vai melhorar ainda mais”.