459 famílias beneficiadas com abastecimento d´água no Sertão Central

2 de abril de 2018 - 10:45 # # # # #

André Gurjão - Repórter
André Gurjão - Fotos

O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, entregaram, na última quinta-feira (29), cinco sistemas de abastecimento d´água no município de Senador Pompeu e assinaram uma ordem de serviço em Milhã. As obras do Projeto São José e do Programa Água Para Todos representam um investimento de R$ 2.998.258,78 milhões e levam água para torneira da casa de 459 famílias. “É muita bondade. Quem tem água para produzir tem tudo”, agradeceu o vaqueiro Valdevino da Silva, de 92 anos.

Estão sendo atendidas as comunidades de Catolé, Curralinho, Planalto, Santa Clara e KM 12 (Senador Pompeu) e Maré (Milhã). Segundo Nelson Martins, as famílias atendidas com o abastecimento d´água passam usufruir de um direito fundamental e recebem mais dignidade na porta de casa. “O Brasil está passando por uma grave crise (financeira) e uma seca que vem se arrastando pelos últimos sete anos. Mesmo assim, o governador Camilo Santana não tem poupado recursos para amenizar o sofrimento do homem do campo”, disse.

“Hoje, o Estado do Ceará dispõe aproximadamente R$ 1,6 milhão, seja na SDA ou na Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), para investirmos em ações na zona rural. São R$ 490 milhões só do Projeto São José, R$ 200 milhões para o Sisar e R$ 400 milhões do Projeto Paulo Freire. E, temos ainda, tramitando na Assembleia Legislativa, a autorização de um novo empréstimo (junto ao Banco Mundial) no valor de aproximadamente R$ 900 milhões”, detalhou o investimento estadual anunciado no último Dia de São José.

Para o secretário Dedé Teixeira, o volume de investimentos reservado pelo Governo do Ceará garante a continuidade e, até mesmo, a ampliação das pequenas obras hídricas e projetos produtivos no interior cearense. “São conquistas como estas que mudam drasticamente o dia a dia da zona rural, especialmente das donas de casa, que dividem o tempo entre o quintal e a criação dos filhos e netos”, enfatizou. “E esse é um projeto de desenvolvimento sustentável que não vai parar. Vai continuar para garantir uma convivência saudável para o homem e para mulher do campo com o clima semiárido”.

Participaram das solenidades os prefeitos de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, e Milhã, Gecimar Pinheiro; o deputado federal José Guimarães; o chefe de gabinete do prefeito de Fortaleza, Queiroz Filho e os secretários de agricultura dos dois municípios, Antônio Audir Carmo e Valmir Isidoro, respectivamente. Completam o grupo que acompanhou as solenidades o coordenador de Projetos Especiais da SDA, Abelardo Camurça; o representante do Projeto São José, Venâncio Vieira; e a representante do Instituto Agropolos, Trícia Ferreira.