Governo do Ceará autoriza asfalto e sinalização para Jijoca, Bela Cruz e Itarema

19 de maio de 2018 - 16:59 # # #

Wilson Zanini -Gestor de Reportagem
Wilson Zanini - Fotos

Três novos municípios cearenses receberão infraestrutura de requalificação da malha viária e sinalização vertical e horizontal. Nesta sexta-feira (18), o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o superintendente estadual do Detran, Igor Pontes, participaram do ato de assinatura da ordem de serviço nas cidades de Jijoca, de manhã, e Bela Cruz e Itarema, à tarde, no Litoral Norte cearense.

Para tanto, foram investidos R$ 2.070.000,00, atendendo uma área de 60.000m². A iniciativa faz parte do programa Sinalize. São mais de 84 mil habitantes beneficiados, no total. O prazo de execução é de 12 dias.

“O programa Sinalize garante melhor infraestrutura para os municípios e mais segurança no trânsito. O programa foi criado pelo governador Camilo Santana e autorizado na Assembleia Legislativa, onde foi feita uma licitação no valor de mais de 100 milhões de reais para que nós possamos em parceria com cada município, melhorar a sua infraestrutura”, destacou Nelson Martins.

“Esse programa, além de deixar as cidades bonitas, trazer o asfalto, deixar a cidade organizada, ele é precedido de um estudo técnico para fazer o projeto de sinalização. Tão logo seja aplicado o asfalto, já virá a sinalização para o município. Isso é cidadania chegando às cidades”, explicou o superintendente do Detran, Igor Pontes.

Sinalize

Lançado em dezembro de 2017, pelo Governo do Ceará, o Programa Sinalize tem como principal objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Ceará por meio de investimento total de R$ 120 milhões nas áreas urbanas dos 184 municípios cearenses.

O Sinalize será executado por meio de pactuação entre o Detran e as prefeituras, que devem se comprometer a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes aos municípios, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.

Em Jijoca, o prefeito Lindbergh Martins, acompanhado das lideranças locais, ressaltou que o dia era de comemoração. “Hoje comemoramos o atendimento desse pedido, que é o asfalto dentro da cidade, coisa que não existia”, declarou.

“Esta obra é de grande importância para mobilidade urbana de Bela Cruz. O povo de Bela Cruz se sente satisfeito em receber a obra do Governo do Ceará”, disse o prefeito Osmarzinho, de Bela Cruz.

Prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro lembrou da importância do asfalto para o município. “O governador Camilo Santana já nos beneficiou, somente no ano passado, com 70.000 metros quadrados de asfalto. Agora, esses 20 mil metros quadrados serão de grande importância para a cidade”, ressaltou.