Internos do sistema prisional recebem ação contra a transfobia

15 de fevereiro de 2018 - 08:25 # # #

Assessoria de Imprensa da Sejus / Max Marduque - Fotógrafo

O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) recebe hoje, dia 15, às 9h, as ações dos “15 Dias de Ativismo contra a Transfobia”. A ação é realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT e tem parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania para contemplar o sistema penitenciário cearense.

A programação engloba o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, e o Dia Estadual de Luta contra a LGBTFobia, comemorado em 15 de fevereiro, e leva momentos de debates para a unidade prisional, que recebe a exibição do filme “Olhe pra mim de novo”. O longa conta a história de um homem transexual que batalha para realizar o desejo de ter um filho legítimo com sua esposa, lidando com os desafios de viver à margem da sociedade. Após o filme, será realizada uma roda de conversa sobre o reconhecimento da identidade trans masculina no sistema penitenciário.

A assessora de cidadania da Sejus, Lucia Bertini, destaca a iniciativa como fundamental para trabalhar o reconhecimento da identidade de gênero no ambiente prisional. “A população carcerária tem sido beneficiada com as atividades desde o início da programação, pois entendemos que é preciso discutir esse assunto em um ambiente excludente como o prisional”, destaca.

O titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT, Narciso Júnior, reforça que ações direcionadas aos internos ampliam o debate em torno de temas importantes, como a transfobia, e abrem possibilidade para que eles tenham momentos que os insiram na programação.