Maciço de Baturité: mais de 100 famílias recebem sistemas de abastecimento d’água

27 de setembro de 2017 - 15:39 # # # #

Wilson Zanini - Repórter
Marcos Studart - Fotógrafo

Os municípios de Capistrano e Aratuba foram beneficiados, na manhã desta quarta-feira (27), com sistemas de abastecimento d´água do Programa Água Para Todos. Os eventos tiveram a participação do secretário Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, acompanhado do coordenador de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Abelardo Camurça.

Os sistemas de abastecimento d´água foram entregues na comunidade de Bananeiras, em Capistrano, e também nas localidades de Santa Rita e de Caiana, em Aratuba, beneficiando um total de 107 famílias. Anteriormente, em Capistrano, o Governo do Ceará, através do programa Água Para Todos, já havia entregue três sistemas de abastecimento d’água nas comunidades de Mazagão, Curimatã e Abelha, três poços e 1.889 cisternas de polietileno.

Aratuba também já havia recebido quatro sistemas de abastecimento nas localidades de Cantinhos, Santo Antônio, Baixa Grande e Coquinho, além de quatro poços em Aninguas II, Cajazeiras, Gonçalão e Salgado e 350 cisternas de placa. Contando com os dois sistemas entregues hoje, o Governo do Ceará investiu, dentro do programa Água Para Todos, em Aratuba e Capistrano, R$ 13.403.793,38.

O secretário Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana, destacou a importância dos investimentos em recursos hídricos que o Ceará vem recebendo do governo estadual. “Em dois anos e meio, o governador Camilo Santana perfurou o equivalente a 40% do que foi realizado nos últimos 30 anos. Mais de quatro mil poços, mais de 340 km de adutoras e tantas outras ações”, explicou. “Hoje, pra se ter uma ideia, todo o complexo do Pecém já é autossuficiente em abastecimento hídrico. E agora, com a retomada das obras da Transposição do São Francisco, as coisas vão melhorar muito mais”, concluiu.

O secretário também falou do esforço do Governo do Ceará na busca por atrair investimentos e desenvolver o Estado, como a refinaria, em negociação avançada junto a uma empresa chinesa, e o HUB da Air France, KLM e Gol, confirmado na última segunda (25).

População beneficiada

Pessoas simples, como Maria Terezinha Nogueira Martins, moradora de Bananeiras, tiveram a realidade transformada. A agricultora conta que a intervenção hídrica facilitou a vida de todos. “Melhorou para nós. Antes da água ser ligada, a gente ia buscar com os tambores no poço. Era distante e a gente trazia nos carros da feira. Agora já chegou água em casa, é só abrir a torneira” lembra.

Segundo a presidente da Associação dos moradores de Aratuba, Valcleir de Freitas, 43, “essa chegada da água nas comunidades, muda tudo. Graças a Deus temos água dentro das casas. Vocês não têm ideia de como era antes, quando dependíamos da água dos cacimbões. Hoje, as comunidades de Caiana e Santa Rita estão em festa”, comentou.

Participaram dos eventos as prefeitas de Capistrano e de Aratuba, Inês Nascimento e Maria Auxiliadora, respectivamente, além de outras lideranças da região.

 

Ouça

O secretário Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana, destacou a importância dos investimentos em recursos hídricos que o Ceará vem recebendo do governo estadual.

 

O secretário Nelson Martins confirmou também que vai haver mais recursos para o Projeto São José III, depois que a Assembleia sancionou a Lei que autoriza novo empréstimo do Estado junto ao Banco Mundial.