Coordenadorias do Gabinete do Governador ministram oficinas em curso de diversidade, direitos humanos e cultura de paz

4 de setembro de 2017 - 16:57 # # # #

Ana Carolina Carvalho Gabinete do Governador

Representantes das Coordenadorias Especiais de Políticas Públicas do Gabinete do Governador do Estado do Ceará (Direitos Humanos, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e LGBT) realizam o curso “Escola de Democracia e Cidadania: diversidade, direitos humanos e cultura de paz”. Realizada pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, a formação é direcionada a docentes das redes públicas municipal e estadual do Grande Bom Jardim, e possui carga horária de 84 horas.

O curso tem como objetivo desenvolver experiências formativas com pedagogos e estudantes sob o olhar do ensino em direitos humanos. Durante as aulas são abordados temas atuais que estruturam as desigualdades de classe, gênero, orientação sexual, geração, raça e etnia, a exclusão pelo capacitismo (pessoas com deficiência), a violência institucional e a matriz do Estado brasileiro articulada ao contexto escolar e, também, comunitário.

O coordenador Especial de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Demitri Cruz, ressaltou a importância da articulação com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), que também integra os módulos e contribui para a formação desses profissionais. “O debate foi muito rico e veio acompanhado de muitos relatos. Deu para fazer um bom diálogo entre teoria e prática”, concluiu.