Jovens de baixa renda podem garantir isenção no Enem por meio de aplicativo do ID Jovem

18 de maio de 2017 - 15:22 # # #

André Victor Rodrigues - Repórter / Célula de Reportagem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser efetuadas somente até as 23h59 desta sexta-feira (19). E para facilitar o acesso de jovens de baixa renda, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) garantirá que os jovens cadastrados no programa federal Identidade Jovem (ID Jovem) possam ter isenção total do valor (R$ 82).

O coordenador especial de Políticas Públicas de Juventude Governo do Ceará, David Barros, explica que o Estado pretende garantir o crescimento da participação de estudantes de escola pública nos vestibulares e, com isso, potencializar o ingresso desses jovens no Ensino Superior. “A meta da Secretaria da Educação é que 100% dos estudantes da rede pública façam o Enem. A isenção através do aplicativo (ID Jovem) pode ajudar com que mais jovens no Estado do Ceará possam fazer parte dessa prova e, a partir daí, com mais inscrições, ter o aumento de jovens da escola pública adentrando na universidade, que essa é a nossa meta”, disse.

O ID Jovem é um documento que leva a brasileiros entre 15 e 29 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O acesso a esses direitos para jovens é garantido por meio do Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Os interessados em garantir a isenção da taxa de inscrição do Enem devem realizar o download o aplicativo do ID Jovem no celular. Para se inscrever no programa, o usuário precisa pertencer à família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar com informações atualizadas no Cadastro Único do Governo Federal há pelo menos dois anos. Para alterar dados do cadastro, o jovem deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade onde reside.

O estudante precisa ainda informar o seu Número de Identificação Social (NIS) no aplicativo – possível de consulta no Cartão Cidadão. “Com esses dados, você vai gerar o QR Code e pode solicitar no ato da inscrição do Enem a isenção”, complementou David Barros. A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após o vencimento, é necessário revalidar o documento em nova consulta no app ou no site.