Agosto Lilás. Servidoras da Casa Civil participam de Oficina de Defesa Pessoal

28 de agosto de 2025 - 14:20

Em alusão ao Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher, a Casa Civil, em parceria com a Secretaria das Mulheres, promoveu, na tarde da última quarta-feira (27), uma Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres.

“Foi uma tarde de muito aprendizado. Primeiro porque entendemos que existem golpes que não precisamos utilizar força. Apenas de forma jeitosa, podemos nos desvencilhar de certas situações de violência”, disse Adriana Martins, colaboradora da Secretaria das Relações Internacionais. Outras dezenas de colaboradoras da Casa Civil e de outras pastas convidadas para a ação, tiveram oportunidades de aprender técnicas preventivas e alternativas de defesa pessoal.

As técnicas foram repassadas pela professora de artes maciais, Denice Braga, servidora da Guarda Municipal de Fortaleza. Ela apresentou uma abordagem preventiva e demonstrou técnicas, na prática, de defesa pessoal contra agressões físicas.

“É uma honra estar aqui e poder compartilhar técnicas tão importantes para mulheres. São técnicas simples que consistem em autodefesa que podem ajudar em situações de risco. Aproveito para parabenizar a iniciativa das secretárias Joelise e Lia”, disse a instrutora.

Na abertura do evento, Joelise Collyer (Casa Civil) e Lia Gomes (Secretaria das Mulheres) destacaram a importância de oferecer essa oportunidade às servidoras estaduais.  “Agosto é um mês para lembrar que a violência contra a mulher não deve ser tolerada. Nosso objetivo é que cada uma de nós saia daqui sabendo pelo menos uma técnica de defesa pessoal”, disse Joelise.

Para a colaboradora Glícia Katiusa, a conversa que antecedeu a parte técnica da oficina proporcionou mais confiança, conscientização e empoderamento. “Esse contato com técnicas de autodefesa foi muito interessante para nós. É extremamente importante saber o que fazer em um momento de perigo iminente. Além disso, destaco a participação masculina que, demonstrando apoio e solidariedade, permitiu simulações mais realistas de situações de defesa pessoal”, afirmou.

Entre os homens voluntários da oficina, estava Filipe Costa, arquiteto da Casa Civil.  “Foi uma experiência dolorida mas gratificante”, descreveu.

A secretária Lia Gomes, agradeceu à Casa Civil por promover esse momento. “Muito importante trazer essa pauta para as nossas funcionárias e o conhecimento de técnicas tão importantes que, de fato, podem salvar uma vida”, disse Lia.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

Serviço
Central de Atendimento à Mulher: 180
Polícia Militar: 190
Informações:portal.mulheres.ce.gov.br
                     mulheres.ce.gov.br