Governo do Ceará lança Programa Segurança no Ponto para coibir roubos em paradas de ônibus em Fortaleza

6 de março de 2024 - 14:03 # # # #

João Pedro Guedes – Ascom Casa Civil – Texto
Tiago Stille – Casa Civil – Fotos

O trabalho intensificado da Polícia Militar será guiado pelas informações estatísticas de delitos nestes locais

O Governo do Ceará lançou, nesta quarta-feira (6), o Programa Segurança no Ponto, ação que visa reduzir os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em paradas de ônibus de Fortaleza. Os locais escolhidos para receber o reforço da Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão definidos de acordo com as estatísticas da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O evento, comandado pelo governador Elmano de Freitas, aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), na Capital.

O chefe do Executivo Estadual destacou que o novo programa irá garantir para os cearenses não só um serviço efetivo, mas também uma maior sensação de segurança. “Tenho certeza que o trabalho que iremos iniciar hoje vai impactar a vida dos nossos cearenses. Não é certo com o cidadão que sai cedo de casa para trabalhar andar com medo de ser assaltado. Nós temos força de segurança para agir no flagrante, para prender o criminoso, mas também para dar a sensação para a sociedade para ela se sentir segura. Podem ter certeza que a chegada da nossa polícia nas paradas de ônibus vai passar tranquilidade para os trabalhadores”, disse.

Elmano de Freitas lembrou que é importante que a população realize boletins de ocorrência para auxiliar as forças de segurança na triagem das informações e na melhor distribuição dos policiais para as paradas de ônibus. “É preciso que a população faça os boletins, registre o roubo e o furto, para que possamos nos adequar com essas informações primordiais. É nosso trabalho fortalecer as forças de segurança do Ceará”, completou.

Para reforçar o policiamento nas áreas determinadas, serão utilizados ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e policiamento em viaturas nos períodos de maior movimentação.

Samuel Elânio, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, demonstrou confiança no trabalho integrado das forças de segurança. “Tenho certeza que essa operação irá gerar bons resultados. Garanto que conseguiremos reduzir ainda mais os números de roubos e furtos em Fortaleza. Esse Programa será permanente, sem previsão para término, sempre prezando pelo bem estar dos cearenses, Esse trabalho é fruto de uma troca de informações de dados entre o sistema de segurança e outras áreas relacionadas”, pontuou.

Comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Sávio, ressaltou o compromisso das forças de segurança com o dever de fazer uma sociedade cada vez mais segura para a população. “Essa é mais uma ação forte do sistema de segurança pública, onde a Polícia Militar, junto a todo o sistema integrado, de forma muito presente, irá prestar mais um serviço ao povo cearense. Os nossos homens e mulheres estarão presentes. Esse programa que nasce hoje e será perene para que cada vez mais essas ações aconteçam para a proteção do cidadão e do povo de bem do estado”, comentou.

Parceria

Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, salientou que todos os dados e demais informações sempre estarão à disposição das autoridades para a entrega de um melhor serviço para a população. “Nosso diálogo com as ações da Polícia Militar, que vão de encontro com as necessidades dos passageiros, vem de muito tempo e precisam ir se adaptando às novas demandas. A experiência do passageiro não é só dentro do ônibus, mas é desde a saída de casa. Tenho certeza que o cidadão irá perceber e notar toda essa diferença benéfica. Estaremos sempre à disposição para colaborar com o Governo do Estado.”, contou.