Polícia Civil inicia Grupo Reflexivo para autores de crimes de violência doméstica

19 de fevereiro de 2024 - 11:31 # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

Como um dos mecanismos para enfrentamento à violência contra a mulher no Ceará, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), deu início neste sábado (17), ao Grupo Reflexivo intitulado “Por um novo olhar sobre as relações de gênero” voltado para autores de violência doméstica contra a mulher. O encontro é pautado na Lei Maria da Penha e na compreensão de que a ideologia da sociedade patriarcal legitima as desigualdades de gênero e determina a reprodução do fenômeno da violência de gênero.

O encontro realizado pela Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), visa a reeducação de homens que se envolveram em situação de violência doméstica, familiar e contra a mulher. O grupo conta com a participação de dez homens que foram recebidos por equipes da Dipre no Complexo de Delegacias Especializadas (CODE) da Polícia Civil.

A delegada Monique Teixeira, responsável pela Dipre explica sobre a importância da criação desse grupo para atuação no enfrentamento à violência contra a mulher. “Esse grupo tem como fundamento a Lei Maria da Penha, que recomenda a criação de espaços para educação e reabilitação de homens envolvidos em crime de violência doméstica. A iniciativa da Lei decorre em evitar uma possível reincidência dos autores de violência doméstica, mostrando que o machismo estrutural faz parte da própria formação do homem, sendo necessário educá-lo para uma nova perspectiva sobre os papéis do homem e da mulher dentro da sociedade”, ressalta Monique.

O que é o projeto?

A iniciativa da Polícia Civil do Ceará trata-se do primeiro grupo realizado pela instituição, onde os participantes são encaminhados pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar, após sentença de Cumprimento de Medida Protetiva, onde o juiz determina a participação no Grupo “Por um novo olhar sobre as relações de gênero”.

“Esse projeto da PCCE é voltado para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Com previsão legal, o grupo reflexivo será um espaço facilitador de mudanças, de novos comportamentos e de pensamentos, desconstruindo o machismo, ainda tão arraigado em nossa sociedade”, destaca Janaína Braga, diretora do DPGV.

O projeto foi desenhado e executado pela Dipre do DPGV como um serviço da Polícia Civil voltado para o fim da violência contra a mulher por meio da educação dos agressores. O Grupo Reflexivo contará com seis encontros aos sábados a cada quinze dias e conta o apoio do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.