Defesa Civil divulga parcial de atendimentos durante fortes chuvas: mais de 120 ocorrências no Estado

14 de fevereiro de 2024 - 13:29 # # # # #

Ascom SSPDS com informações da Ascom CBMCE - Texto

Após as fortes chuvas ocorridas no último final de semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), atendeu mais de 120 ocorrências no Estado, sendo 58 delas, em Fortaleza. As equipes foram acionadas por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Em meio às chuvas, a Defesa Civil avaliou a estrutura do Centro de Turismo de Fortaleza (Emcetur), participou de blitz educativas com orientações aos motoristas nos postos da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e, em articulação com os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), promoveu ações coordenadas nos municípios.

“Este trabalho contínuo e institucional visa incutir uma mudança cultural, onde a prevenção e a mitigação se tornem as abordagens dominantes. Apesar de não podermos recuperar as vidas perdidas e os danos sofridos em desastres anteriores, estamos dedicados a construir um futuro novo e mais seguro”, reforça o tenente-coronel BM Haroldo Gondim, coordenador da Defesa Civil.

Dentre as ações realizadas, destaca-se ainda o apoio à Defesa Civil Municipal de Caucaia para desobstrução do riacho Maranguapinho, evitando alagamentos, além do acompanhamento da ocorrência de risco de colapso nas proximidades das obras da linha Leste do Metrofor, ocasião onde seis famílias foram realocadas para hospedagens na Capital.