Inaugurada, areninha de Acopiara estimula prática esportiva e convivência comunitária

29 de setembro de 2023 - 09:59

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

 

Acopiarenses comemoram a entrega do equipamento

A cidade de Acopiara, no Centro-Sul cearense, agora tem na areninha, localizada na Vila Esperança, um espaço multifuncional para estimular a prática de esporte e a convivência comunitária. O equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (28), com a presença do governador Elmano de Freitas.

Com essa, o Ceará chega a 26 areninhas entregues em 2023, totalizando 325 implantadas em todo o estado, sendo 212 construídos no Interior e 113 em Fortaleza. Mais de 100 estão em construção.

O governador Elmano de Freitas reforçou o compromisso de levar mais esporte e oportunidades em diversas áreas para os cearenses. “Meu sonho é ver as pessoas trabalhando ou empreendendo. Quero combater a insegurança alimentar, por isso criamos o Ceará Sem Fome. Escola em Tempo Integral com educação e alimentação de qualidade para o jovens cearenses é nosso compromisso”, detalhou.

Além de atrair pessoas de todas as idades, o espaço também movimenta a criação de pequenos negócios na comunidade. É o que afirma Marcelo Ricarte, 23 anos. “Antes, tudo aqui era terrão [terra batida], então não atraía muita gente. Com a areninha é diferente, vai ter mais incentivo para o futebol feminino e masculino, com os campeonatos. O meu irmão Mateus já está jogando. Isso me incentivou para, ao lado da minha família, montar um negócio para vender espetinho, pratinho, essas coisas. Minhas expectativas são ótimas”, comemorou.

O equipamento tem área de, 6.334 m², com campo society (dimensão: 64 x 89), grama sintética, acessos pavimentados, vestiários com banheiros, duas áreas de banco de reserva, alambrados, depósito para materiais esportivos e torres de iluminação.

O prefeito de Acopiara, Antônio Almeida, ressaltou a parceria com o Estado. “A gente entrega essa areninha com muito gosto. Neste bairro, já foi entregue a linda Praça Mais Infância, que reúne amigos e parentes de várias comunidades, além do Centro de Educação Infantil. Acopiara completa 102 anos hoje, sendo construída pelo trabalho de muitos homens e mulheres. Nós queremos ainda mais oportunidades para nosso povo, principalmente os jovens”, disse Antônio Almeida.

O investimento na obra foi de R$ 1.681.871,68, com recurso do tesouro estadual, por meio do Proares, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao Município coube a doação do terreno. A areninha homenageia o acopiarense Antônio Edval de Almeida.