Governo do Ceará realiza ação de conscientização ambiental no Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas

18 de setembro de 2023 - 11:28

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Foto

Data ocorre simultaneamente em 191 países, quando milhões de pessoas se unem para limpar o planeta

Em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, comemorado neste sábado (16), o Governo do Ceará realizou ação de conscientização ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará, em Fortaleza. A atividade contou com as presenças do governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão; da secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.

Evandro Leitão destacou o compromisso do Governo Estado com o cuidado com o meio ambiente. “O Ceará tem focado a sua gestão para a questão da sustentabilidade há algum tempo. Falar em sustentabilidade e não pensar, ter ações objetivas para o meio ambiente, não é falar em sustentabilidade. Gostaria de parabenizar todos que fazem a Sema por esse papel fundamental dentro da proteção da nossa natureza”, disse.

A ação ocorre simultaneamente em 191 países, quando milhões de pessoas se unem para limpar o planeta. Em Fortaleza, foram mobilizados Agentes Jovens Ambientais (AJAs) da Capital e também da Região Metropolitana. Foi realizada no local uma limpeza do mangue, além do plantio de 100 mudas de árvores nativas.

Vilma Freire ressaltou que as atividades relativas ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas acontecem em diversos pontos do estado. “Estamos fazendo esse trabalho de conscientização neste sábado em todas as unidades de conservação do estado. Com os nossos AJAs, mobilizamos a juventude em prol deste objetivo e esperamos deixar um legado muito importante para as próximas gerações”, comentou.

Sentimento de alegria

Indígena da tribo Anacé, no município de Caucaia, Tiko Anacé, 27, lembra que ações conjuntas como a deste sábado reconectam a população com as suas raízes naturais. “Precisamos seguir preservando a nossa Mãe Terra. Sem ela, não existe oxigênio, não existe vida. Participar desta atividade me traz um grande sentimento de alegria”, afirmou.

Estudante e AJA em Fortaleza, Rodrigo Soares foi um dos primeiros a chegar no local. Rapidamente o voluntário já calçou suas luvas para iniciar o trabalho. “Essa ação passa uma mensagem para a sociedade que a gente realmente se preocupa com o meio ambiente. Esse cuidado deve ser diário”, pontuou.