“É uma honra e também uma responsabilidade”, diz cozinheira do Programa Ceará Sem Fome

18 de setembro de 2023 - 11:01

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Fotos

Além de 26 cozinhas em funcionamento na Capital, outras 37 unidades serão inauguradas nos próximos dias

“Sinto-me honrada e também com uma enorme responsabilidade em alimentar tantas pessoas”, relatou de forma emocionada a cozinheira Laura Helena. A profissional faz parte da equipe de cozinha da União dos Moradores do Jardim Iracema, associação que existe há mais de 40 anos e é participante do Programa Ceará Sem Fome. Nesta terça-feira (12), a unidade recebeu a visita do governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, acompanhado da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas.

Evandro Leitão salientou o cuidado do Governo do Ceará para com a parcela da sociedade menos favorecida, reforçando a importância de políticas públicas em prol destes cearenses. “Esta ação faz parte de um compromisso por parte do Governo do Estado. Queremos continuar implantando políticas públicas para aqueles que mais precisam. Que nós cada vez mais possamos estar engajados para que o Ceará seja referência em diversas áreas, como também o combate à fome”, disse

Somente em Fortaleza, já são 26 cozinhas distribuindo 2.600 refeições de forma diária. Nos próximos dias, outras 37 unidades serão abertas, com três novos municípios sendo agraciados: São Gonçalo do Amarante (6), Paraipaba (2) e Caucaia (4). A meta é chegar a 1.298 unidades em todo o Ceará, com 100 mil refeições diariamente.

Lia de Freitas destacou a união de forças, buscando o combate à fome em todo o território cearense. “Nós temos uma rede de pessoas trabalhando no Programa Ceará Sem Fome. São diversas secretarias envolvidas, como a da Proteção Social, com a secretária Onélia Santana. Também temos a participação do secretário Moisés Braz, do Desenvolvimento Agrário, além de vereadores e os nossos deputados. É uma verdadeira união de forças para que nós não tenhamos mais nenhum cearense com fome”, pontuou

Alegria no olhar

Chefe da cozinha responsável por alimentar 100 pessoas de forma diária, Laura Helena, 52, revela que, acima de tudo, tratar o que vai ser servido com muito carinho e cuidado é fundamental. “Aqui tudo é feito com muito carinho. Vemos direitinho a questão do tempero, não pesar no sal. Sabemos que essa comida é parte importante do dia de muitas pessoas”, contou.

Moradora do Jardim Iracema, a dona de casa Francisca Selma, 67, não se recorda quando chegou na região, ainda criança. Beneficiária do Programa, ela lembra muito bem dos períodos de dificuldade e sabe da importância de uma refeição para uma família. “Essas refeições vieram em um período muito importante para nós. Quando venho receber minha marmita, consigo ver também nas outras famílias a alegria no olhar de cada um, sabendo que naquele dia, pelo menos, essa pessoa terá o que comer. Só podemos agradecer”, comentou.

Aproximação

As Cozinhas Ceará Sem Fome também vêm com o papel de aproximação com a população, sendo possível identificar pessoas invisíveis ao poder público, como aquelas que não possuem registro civil, e consequentemente, não têm acesso ao sistema de saúde e de educação, por exemplo. O foco é atender principalmente aquelas pessoas que estão em insegurança alimentar grave, mas que não foram selecionadas para receber o cartão Ceará Sem Fome.