Investimento em infraestrutura é destaque em reunião com líderes empresariais

8 de agosto de 2023 - 19:35

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

A reunião com Lide Ceará também debateu a transição de matriz energética como viés para combate à desigualdade social

O governador Elmano de Freitas se reuniu, nesta terça-feira (8), com líderes empresariais membros do Lide Ceará para debater os avanços do Ceará nos últimos meses e projetar o futuro para a área empresarial do estado. Os destaques na pauta foram os investimentos em infraestrutura rodoviária. Também participaram a primeira-dama, Lia de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão; o secretário da Casa Civil, Max Quintino; e o assessor especial chefe de Gabinete, Nelson Martins.

Sendo a infraestrutura das estradas cearenses uma das principais demandas, devido ao seu papel logístico, o chefe do Executivo Estadual adiantou a expectativa de que, na próxima sexta-feira (11), o presidente Lula, no Rio de Janeiro, anuncie, pelo menos, dois grandes investimentos na área da infraestrutura estadual.

“O presidente Lula apresentará um ‘novo PAC’ para o país inteiro, para todos os estados. Isso está sendo feito em diálogo com todos os governadores. Nós do Ceará apresentamos um total de 12 ideias [de investimento] de infraestrutura e temos uma perspectiva muito positiva, de obras muito sonhadas, que farão uma importante mudança no estado”, explicou o governador. “Uma dessas obras é a duplicação da BR-116 inteira, saindo de Pacajus e chegando em Penaforte”, comentou.

Sobre a obra do Anel Viário, Elmano de Freitas atualizou sobre as negociações com o Governo Federal: “Nós devemos ter a assinatura do convênio para o recurso ser repassado ao Governo do Estado logo. Creio que essa assinatura ocorra nas próximas semanas”.

Para além de obras estruturais, o governador também apresentou um balanço dos sete meses de gestão. Para a presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, essa abertura ao diálogo era imprescindível, principalmente nesse início de governo.

“Eu acredito que o resumo de hoje é um gestor que está investindo muito na profissionalização e eficiência do serviço público em todas as áreas que dizem respeito à nossa população. E, além disso, com essa abertura de diálogo, vemos um Governo do Ceará que olha para o futuro do estado, para a internacionalização, para as questões estruturais que vão dar vazão a toda a necessidade logística que temos para seguir com nossos empreendimentos”, pontuou a presidente.

Importância do diálogo

Durante o almoço com os líderes empresariais do Ceará, o governador também frisou a importância desse momento de diálogo para alinhar políticas e projetar para o futuro da economia.

“Considero muito importante essa reunião, porque são lideranças empresariais do Ceará, são articulados nacionalmente, têm conhecimento da economia internacional e nacional. Eu agradeço demais essa possibilidade de termos um diálogo entre o poder público e a iniciativa privada. Debatemos aqui o que é fundamental para que a economia do Estado do Ceará possa se desenvolver cada vez mais”, afirmou.

Combate às desigualdades

O empresário Lauro Fiúza ressaltou que esse diálogo é algo que deve permanecer, para um trabalho em conjunto de combate a desigualdade social. “Eu faço parte de uma geração, que há 30 anos, considerados jovens empresários, já tínhamos o olhar que, para mudar o perfil econômico do Ceará, tínhamos que participar da política, para reforçar essa ação. Nós tínhamos uma angústia pelo desnivelamento do perfil econômico cearense. E fico muito feliz que hoje temos um governador que pensa assim, que não é empresário, mas é um político que vem das ações sociais, que tem uma visão de criar políticas que causem impactos no nosso estado e que diminuam a desigualdade. Com o hidrogênio verde temos essa oportunidade de ouro”, finalizou.

Durante a reunião, Elmano de Freitas citou investimentos na área de energias renováveis como um dos principais vieses de combate às desigualdades. Entre suas falas, o governador afirmou que já ocorreram diálogos com o Governo Federal sobre o assunto.

“O Governo do Ceará vê no hidrogênio verde grandes oportunidades. Então, já tratei com o presidente e com ministros sobre a regulamentação do hidrogênio verde e da energia eólica offshore. A solicitação é que a questão da matriz energética seja prioridade para o Brasil”, ressaltou o governador. “Pretendemos, até o início do próximo ano, termos as duas regulamentadas, o que nos permite um investimento de R$ 100 bilhões só no Ceará, o que é uma alteração econômica muito importante pro nosso estado e, assim, atrairmos investidores com plantas industriais”, finalizou.