Acordo de cooperação inicia estudos para instalação do ITA no Ceará

4 de agosto de 2023 - 17:40

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Foto

Governador Elmano de Freitas participou da assinatura, que ocorreu na sede do MEC, em Brasília, e estabelece prazo de 90 dias para os estudos de implantação da nova sede

O governador Elmano de Freitas participou, na tarde desta sexta-feira (4), em Brasília, da assinatura de acordo de cooperação interministerial para os estudos de implantação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. O acordo foi firmado entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. A senadora cearense Augusta Brito também esteve na solenidade.

Um dos mais renomados institutos tecnológicos do país, fundado pelo cearense Marechal do Ar, Casimiro Monteiro Filho, está tendo uma sede planejada para Fortaleza. O motivo é o alto número de aprovação que a capital cearense apresenta no vestibular do instituto.

“Tenho muita segurança que será um impacto positivo para gerações do nosso Estado, dos estados do Nordeste e do Norte. Precisamos muito desse equipamento para favorecer os talentos que temos, no nosso Estado, na nossa região”, afirmou o governador. A nova sede do ITA deve ficar localizada na antiga Base Aérea da capital, no bairro Aeroporto. “Nesse momento queremos muito agradecer por podermos fazer esse acordo. Nós estamos nessa expectativa, e o Estado está se colocando inteiramente à disposição daquilo que for necessário por parte do Governo do Ceará”, completou o governador.

O ministro da Educação, Camilo Santana, pontuou que apesar do acordo dar início, à fase de estudos para implementação, a expectativa é alta . “O ITA é um sonho, é o que há de melhor em nível de ensino nesse país, com modelo de ensino de nível internacional. Então, para o nordeste brasileiro, será um braço importante. Estamos confiantes de que esses estudos vão apontar para a implementação desse projeto”, pontuou.

Sendo considerado um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o Ceará tem sido destaque há anos em aprovação. Em 2023, cerca de 40% dos aprovados no vestibular para ingressar no instituto foram candidatos matriculados no estado. Com a possível implantação, a proximidade geográfica vai facilitar a vida desses jovens.

“Eu não tenho dúvida da influência positiva em jovens que, podem estar agora perto da sua casa, no nosso Estado, tendo essa sede do ITA. Como essa oportunidade também beneficia os jovens de toda a região. Isso vai animar muito os nossos jovens, que têm sonhos grandes e projetos de vida”, comentou Elmano.

Os diálogos para a abertura da nova sede do ITA vinham se desenvolvendo há cerca de um mês. Com a assinatura do acordo, passa a existir um plano de ações que viabiliza a iniciativa. Dentre as ações estão: avaliação da estrutura física da – antiga – Base Aérea de Fortaleza; um prazo de 90 dias para os estudos iniciais para a implantação da sede; e diálogo com o Governo do Ceará para colaboração no projeto.